O Ensino do Karatê Como Proposta Pedagógica nas Aulas de Educação Física do 1º Ao 5º Ano do Ensino Fundamental
Por Vinícius Aparecido Galindo (Autor), Jean Aragão Ronsó da Costa Lima (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 1, 2018.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar o desenvolvimento do karatê, como proposta educativa nas aulas de Educação Física escolar do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com o método levantamento bibliográfico e documental. O karatê pode potencializar um desenvolvimento autônomo e crítico no aluno através das aulas de Educação Física, mas a ausência dessa modalidade em cursos de formação desses professores impede que isso ocorra. É preciso, por parte do professor, uma formação adequada, e cabe às universidades rever os currículos, diversificando-os. Além disso, é necessária a continuidade dos estudos, para que planeje suas aulas com sentido e significado para quem está aprendendo. A escola também poderia promover mudanças organizacionais que permitissem uma estrutura adequada para a inserção do ensino das lutas nas aulas de Educação Física.