Resumo

A presente pesquisa teve como objeto de estudo o ensino do slackline nas aulas de educação física escolar. O problema da pesquisa consistiu na identificação dos fundamentos teórico-práticos que sustentam a organização, o planejamento e o desenvolvimento de uma unidade didática para o ensino do slackline, fundamentada na pedagogia histórico-crítica. Dessa forma, o objetivo foi organizar, planejar e desenvolver uma unidade didática, tendo o slackline como conteúdo e referenciada na pedagogia histórico-crítica. A pesquisa teve como base teórica os estudos desenvolvidos por Saviani (2008; 2013) e por Galvão, Lavoura e Martins (2019). Tratou-se de uma pesquisa participante, com características da pesquisa-ação. A organização do trabalho pedagógico e o planejamento da unidade didática resultaram no desenvolvimento de doze atividades, distribuídas em dezessete aulas de educação física para a primeira série do Ensino Médio em uma escola pública da cidade de Anápolis-GO. A análise foi baseada no método materialista histórico-dialético, que fundamenta a pedagogia histórico-crítica. Os dados analisados foram identificados a partir do planejamento pedagógico, do desenvolvimento das atividades e dos instrumentos de coleta da pesquisa, como os diários de campo, as imagens e vídeos das aulas, as gravações em áudio feitas pelo professor/pesquisador e as sínteses das/os estudantes, realizadas nas atividades. Os momentos articulados do método histórico-crítico (prática social, problematização, instrumentalização e catarse) e a dialeticidade da transmissão dos conteúdos se destacaram como categorias de análise. Evidenciou-se a potencialidade do método histórico-crítico para o desenvolvimento integral das/dos estudantes. O ensino fundamentado na articulação dos momentos do método histórico-crítico conduziu ao desenvolvimento do conteúdo para ampliar a compreensão dos estudantes sobre o slackline. A dialeticidade do método histórico-crítico demonstrou seu potencial transformador da prática educativa ao instigar alunas e alunos a refletirem sobre a realidade pesquisada, apontando problemas e identificando possibilidades concretas de superação/transformação da realidade. As sínteses elaboradas pelos estudantes, mediadas pelas análises nas últimas atividades da unidade didática, resultaram na efetivação do produto educacional desta pesquisa, que é uma lista de reprodução contendo cinco vídeos com informações sobre a prática segura do slackline, bem como a proposta de instalação de placas com QR Codes próximas às árvores em parques, escolas e outros locais de prática do slackline, conduzindo os usuários aos vídeos.

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