O ensino do voleibol e das habilidades para vida nas aulas de Educação Física em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental
Por Débora Darck Lopes Costa Arantes (Autor), Marcos Henrique do Nascimento (Autor), Henrique Cavalcante Vieira (Autor).
Em 13º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região CONCREF
Resumo
A abordagem de Desenvolvimento Positivo de Jovens (DPJ), propõe melhorar as características positivas dos jovens em vez de corrigir ou superar os déficits, utilizando atividades que desenvolvam Habilidades para a Vida (HV) no dia a dia. Desse modo, há duas abordagens, sendo uma implícita, quando os professores não discutem o desenvolvimento ou a transferência das HV, e a explícita, quando os professores desenvolvem a transferência de HV e as discute com os alunos. Objetivo: Analisar a aquisição das HV entre a sequência pedagógica baseada no ensino explícito em comparação ao ensino implícito, no ensino do voleibol. Materiais e métodos: Essa pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética e pesquisa da Universidade Federal de Goiás sob o número 2.394.440, tendo os pais e/ou responsáveis assinado o Termo De Consentimento Livre e Esclarecido e os alunos o Termo de Assentimento Livre e esclarecido, não sendo divulgada a identificação de qualquer voluntário e foi desenvolvida com 67 estudantes do 9º ano do ensino fundamental, do sexo feminino e masculino de uma escola da rede pública de Goiânia, que foram divididos em: Grupo 1 Teaching Games for Understanding (TGFU) (23 alunos): ensino do voleibol por meio do TGfU e ensino explícito das HV, Grupo 2 Tradicional (22 alunos): ensino do voleibol por meio da instrução direta e com o ensino implícito das HV e Grupo 3 Controle (22 alunos): ensino de outro esporte com o ensino implícito das HV. Foram feitos pré-testes e, após 18 aulas com duração de 60 minutos, os pós-testes. Para a avaliação das HV, recorremos à Life Skills Scale for Sport, validada para a língua portuguesa P-LSSS. Para comparação de frequências e médias entre os grupos, adotou-se a Anova com medidas repetidas e utilizouse o post-hoc de Bonferroni. O valor de p considerado foi p<0,05. Os dados foram analisados no Statistical Package Social Science (SPSS). Resultados e discussão: No fator trabalho em equipe, houve diferença no fator grupo e não houve diferença no fator tempo e na interação dos fatores grupo e temp. No fator grupo, o G1 apresentou escore médio maior em relação ao G2. Na variável de estabelecimento de metas houve diferença no fator grupo e não houve diferença no fator tempo e na interação dos fatores grupo e tempo. No fator grupo, o G2 e G3 apresentaram escore médio maior que o G1. Não houve diferença nas demais HV analisadas. A HV trabalho em equipe foi melhor adquirida pelos alunos quando o ensino ocorreu de forma explícita, enquanto o estabelecimento de metas apresentou maior escore no ensino implícito do esporte. Se faz necessário integrar as HV na prática pedagógica diária do professor de educação física. Isso buscará o desenvolvimento positivo dos jovens, mudando o foco do mau comportamento para suas virtudes e qualidades, ensinando-os a lidar com os desafios diários.