Resumo

A abordagem de Desenvolvimento Positivo de Jovens (DPJ), propõe melhorar as características positivas dos jovens em vez de corrigir ou superar os déficits, utilizando atividades que desenvolvam Habilidades para a Vida (HV) no dia a dia. Desse modo, há duas abordagens, sendo uma implícita, quando os professores não discutem o desenvolvimento ou a transferência das HV, e a explícita, quando os professores desenvolvem a transferência de HV e as discute com os alunos. Objetivo: Analisar a aquisição das HV entre a sequência pedagógica baseada no ensino explícito em comparação ao ensino implícito, no ensino do voleibol. Materiais e métodos: Essa pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética e pesquisa da Universidade Federal de Goiás sob o número 2.394.440, tendo os pais e/ou responsáveis assinado o Termo De Consentimento Livre e Esclarecido e os alunos o Termo de Assentimento Livre e esclarecido, não sendo divulgada a identificação de qualquer voluntário e foi desenvolvida com 67 estudantes do 9º ano do ensino fundamental, do sexo feminino e masculino de uma escola da rede pública de Goiânia, que foram divididos em: Grupo 1 Teaching Games for Understanding (TGFU) (23 alunos): ensino do voleibol por meio do TGfU e ensino explícito das HV, Grupo 2 Tradicional (22 alunos): ensino do voleibol por meio da instrução direta e com o ensino implícito das HV e Grupo 3 Controle (22 alunos): ensino de outro esporte com o ensino implícito das HV. Foram feitos pré-testes e, após 18 aulas com duração de 60 minutos, os pós-testes. Para a avaliação das HV, recorremos à Life Skills Scale for Sport, validada para a língua portuguesa P-LSSS. Para comparação de frequências e médias entre os grupos, adotou-se a Anova com medidas repetidas e utilizouse o post-hoc de Bonferroni. O valor de p considerado foi p<0,05. Os dados foram analisados no Statistical Package Social Science (SPSS). Resultados e discussão: No fator trabalho em equipe, houve diferença no fator grupo e não houve diferença no fator tempo e na interação dos fatores grupo e temp. No fator grupo, o G1 apresentou escore médio maior em relação ao G2. Na variável de estabelecimento de metas houve diferença no fator grupo e não houve diferença no fator tempo e na interação dos fatores grupo e tempo. No fator grupo, o G2 e G3 apresentaram escore médio maior que o G1. Não houve diferença nas demais HV analisadas. A HV trabalho em equipe foi melhor adquirida pelos alunos quando o ensino ocorreu de forma explícita, enquanto o estabelecimento de metas apresentou maior escore no ensino implícito do esporte. Se faz necessário integrar as HV na prática pedagógica diária do professor de educação física. Isso buscará o desenvolvimento positivo dos jovens, mudando o foco do mau comportamento para suas virtudes e qualidades, ensinando-os a lidar com os desafios diários.