O ensino do voleibol na educação física escolar: uma proposta de competição para as primeiras séries do ensino médio
Por Priscilla Barco Lima Mendes (Autor), Tathyane Krahenbühl (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
A competição no ambiente escolar é um tema que suscita diversos debates, especialmente quando analisada sob a ótica da pedagogia do esporte, mas ainda há necessidade de colocar em prática o que se define teoricamente como os caminhos para uma concepção ampla da competição esportiva. Objetivo: Elaborar e executar uma competição de voleibol nas primeiras séries do Ensino Médio de um Centro de Ensino em Período Integral da Rede Estadual de Goiás, onde os estudantes participassem ativamente de todas as etapas da proposta. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa-ação qualitativa, com consentimento dos participantes e respeito aos procedimentos éticos, cuja coleta de dados se deu pela observação participante e grupo focal com os estudantes. Foi elaborada e aplicada uma sequência didática para ensino do voleibol que iniciou-se com a apresentação da proposta e discussão do conceito de competição, em seguida os estudantes sugeriram, organizaram e executaram mini jogos competitivos e uma competição mista de voleibol. A análise dos dados se deu pela análise de conteúdo. Resultados: Identificou-se temas emergentes que culminaram nas seguintes categorias: concepções de competição; protagonismo, equidade e o papel do professor e dos estudantes na ampliação da visão inicial de competição dos participantes. Foi possível observar a demonstração de protagonismo e autonomia, respeito e valorização às diferenças; experimentação e compreensão de diferentes papeis, jogos e possibilidades de aprendizagem técnica e tática do voleibol; engajamento e participação efetiva dos estudantes durante todo o processo de desenvolvimento da pesquisa culminando na ampliação do conceito inicial de competição dos estudantes. Conclusões: A ação da pesquisa foi positiva, uma vez que os estudantes além de participarem ativamente na construção das aulas, ampliaram suas percepções de competição e tiveram a iniciativa de propor esta prática pedagógica para além das aulas de educação física, demonstrando a transformação do ambiente escolar e da cultura esportiva.