O Ensino dos Conteúdos de Anatomia, Fisiologia e Saúde na Educação Física Escolar Por Meio das Plataformas Moodle e Mahara: a Opinião dos Alunos
Por Antonio Granero Gallegos (Autor), Antonio Baena-Extremera (Autor), Humberto Luis de Deus Inácio (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
A pesquisa sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem nas escolas é uma realidade que recebe cada vez mais atenção (AREA, 2010). Vários estudos sobre o uso prático das TICs na sala de aula concluem que, apesar da ampliação de recursos tecnológicos nas escolas, a prática pedagógica do professor não apresenta alteração notável em relação ao modelo tradicional de ensino (BECTA, 2007; CONDIE e MUNRO, 2007, SMITH e COGGLAND RUDD, 2008). Somando-se a isso, muitas das práticas de ensino não representam progresso, inovação ou melhoria das práticas tradicionais (AREA, 2010). Com base nas considerações apresentadas, bem como nas experiências de sucesso já publicadas do uso de TICs no ensino de conteúdo anatomofisiológicos (ALGIERI et al, 2009. BUCAREY et al, 2011. PRIETO et al, 2011), foi elaborado um projeto de utilização e integração para utilização das TIC na Educação Física Escolar (EFE). Assim, projetou-se um programa de intervenção utilizando as plataformas Moodle 2.0 e Mahara, para trabalhar alguns dos conteúdos de dificuldade para os alunos, tais como Anatomia, Fisiologia e Saúde.