Integra

Introdução: A perspectiva tática no ensino dos esportes coletivos vem ganhando relevo nos estudos mais recentes, apontando para novas formas de se olhar o fenômeno esportivo. Objetivo: Apresentar as reflexões preliminares acerca do ensino dos esportes coletivos oriundas do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (NEPATEC).

 Metodologia: A referência metodológica utilizada se orientou pela revisão bibliográfica e análise documental das atas produzidas pelo NEPATEC ao longo de um ano de encontros. As temáticas envolvidas neste período trataram de obras que versam sobre: o enfoque social e cultural do esporte; caracterização e pedagogia dos esportes coletivos.

 Resultados: 1. Relevância da pedagogia do esporte, independente do contexto onde o mesmo está sendo desenvolvido (escolar e não escolar). 2. Reflexões sobre como se aprende os esportes coletivos, gerando análises críticas no que se refere ao modelo de ensino tradicional (parcial ou global) ainda existente na educação básica, nas escolinhas de iniciação esportiva e nos cursos superiores de formação de professores de Educação Física. 3. Incentivo aos educadores a analisar os modos como os alunos concebem e percebem o jogo, valorizando, portanto, o sujeito que aprende e suas intencionalidades, trazendo implicações significativas para a formação do profissional de Educação Física. 4. Necessidade de se discutir os termos técnica e tática, uma vez que os mesmos não possuem os mesmos significados para as diferentes abordagens de ensino dos esportes coletivos. 5. Reflexões sobre o potencial da abordagem fenômeno-estrutural para a construção da aprendizagem social. 6. Estabelecimento de uma dinâmica relacional entre técnica e tática, valorizando sua eficácia simbólica na qual o jogo é mais importante do que a consecução do ponto.

 Conclusão: Podemos apontar que os referencias teóricos que tem contribuído para a construção do que aqui denominamos por abordagens táticas sinalizam para importantes mudanças conceituais que demandam outras lógicas para o jogo esportivo e todo o seu entorno. Seus desdobramentos podem significar novas formas de sentir, pensar e agir a formação humana.