O Ensino dos Esportes de Invasão na Educação Física Escolar: Relação Entre as Tarefas e as Intervenções dos Professores com o Papel dos Alunos
Por Alexsander Patrick de Oliveira Dumke (Autor), Guy Ginciene (Autor), Robson Machado Borges (Autor).
Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar os tipos de tarefas e de intervenções realizadas por professores ao desenvolverem o ensino de esportes de invasão na Educação Física escolar e a sua relação com o papel do aluno durante as aulas. Para tanto, seguindo uma abordagem mista e caracterizada como um estudo de casos múltiplos, a pesquisa consistiu na observação e análise de cinco aulas de cinco professores (25 observações). Os resultados indicam que os docentes proporcionam tarefas com e sem interação entre adversários, predominando o jogo formal. Nas intervenções prepondera a instrução, seguida da motivação, sendo praticamente inexistente a utilização de indagações para reflexão dos alunos sobre o que e quando fazer no jogo. Assim, os alunos desempenham um papel parcialmente ativo devido as tarefas com interação existentes (com predomínio do jogo formal), mas os professores não proporcionam oportunidade de reflexão e produção de respostas sobre í dimensão tática.