Resumo

A proposta do presente estudo partiu da inquietação sobre as possibilidades de inclusão dos Esportes de Rede com Implementos nos anos finais do ensino fundamental, em uma escola pública estadual. Os esportes de rede com implementos têm se mostrado uma ação propositiva para aqueles e aquelas estudantes que pouco participam das aulas de Educação Física e é conteúdo previsto pela Base Nacional Comum Curricular para os 8º e 9 º anos do ensino fundamental. No entanto, muitos professores e professoras alegam que a omissão das modalidades destes esportes se deve primordialmente à falta de materiais e espaço apropriados para a prática. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de ensino dos esportes de rede com implementos (ERI) nas aulas de Educação Física, por meio da vivência de uma unidade didática, para os anos finais do ensino fundamental. Após um mapeamento prévio inicial com docentes sobre o tema, verificou-se que as habilidades previstas para os ERI não estavam sendo desenvolvidas, situação reafirmada com educandos e educandas que relataram desconhecer o tema em sua maioria. Com as problemáticas apresentadas sobre o tema, a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa ação foi realizada com 32 alunos e alunas de uma turma do 8º ano do ensino fundamental, por meio de três etapas: elaboração de uma unidade didática de ERI; implementação da Unidade Didática e avaliação da Unidade Didática. Os dados foram coletados através de diários de campo das referidas aulas e foram analisados qualitativamente através do procedimento da análise de conteúdo para o levantamento de categorias. As discussões e resultados indicaram duas categorias: “O Jogo Possível” e o “Protagonismo”. Sobre “O Jogo Possível”, foram identificadas evidências sobre construção e adaptação, que foram levantadas e refletidas acerca dos materiais, metodologias propostas e nos ensaios para a inclusão dos referidos esportes. Sobre “O Protagonismo”, foram evidenciados resultados de ação e inclusão diante das propostas que se demonstraram propulsoras e levaram os alunos e as alunas ao exercício do protagonismo de forma democrática. As reflexões apresentadas nesse estudo buscaram trazer elementos para dialogar sobre as fragilidades e potencialidades da Unidade Didática proposta, contribuindo para o processo de buscar estratégias coerentes, eficientes e práticas metodológicas adequadas, para a inclusão deste tema no ambiente escolar.

Acessar