O Ensino dos Esportes na Escola: Intervenções a Partir dos Cenários Esportivos Produzidos na Mídia
Por Antonio Guilherme Schmitz Filho (Autor), Gilson Luiz Piber da Silva (Autor), Leonardo Braz Moraes (Autor), Bráulio da Silva Machado (Autor).
Em XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
O esporte protagoniza a organização de sentidos para a idealização de movimento às pessoas. Seus enquadramentos geram uma série de modelos e estabelecem condutas estéticas de comportamento. As crianças são envoltas por esse protagonismo e o reproduzem incessantemente. Tais atributos refletem indicações para o ensino esportivo. Para tanto, o artigo tem como objetivo articular os sentidos advindos dos acontecimentos televisivos relacionados ao esporte com proposições educacionais para o ambiente escolar; através da utilização de uma metodologia capaz de descrever e analisar os cenários e compreender como algumas atribuições serão produzidas durante a cobertura da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, no contexto de possíveis desdobramentos para o ensino escolar.