Resumo

Historicamente, o sistema escolar visa retratar ideologicamente a lógica da classe dominante, conservando e legitimando a desigualdade social de determinada época. Todavia, o processo de reprodução que impera nas ideologias conservadoras não está isento de resistência; a escola é um espaço singular, multicultural e político que envolve tradução, interpretação, negociação e ressignificação entre os seus diferentes atores (professores/as, alunos/as e comunidade escolar). A educação infantil (EI) surge como espaço contra hegemônico, na medida em que (i) decorre de um manifesto de lutas sociais das mulheres por melhores condições de trabalho, e (ii) organiza os conhecimentos a partir do contexto histórico-cultural da criança, superando a sistematização para além de conteúdos e disciplinas. Nesse contexto, a Educação Física (EF), através da articulação com os saberes dos demais atores escolares e os documentos normativos, possui o compromisso de ampliar o conhecimento de mundo da criança ao inserir a cultura corporal no contexto infantil. O presente trabalho objetiva descrever uma experiência político-pedagógica realizada nas aulas de EF com uma turma de 14 crianças com idades entre 4 e 5 anos, em uma escola particular da zona oeste da cidade de São Paulo. O processo pedagógico é inspirado no ensino pautado em projetos, em que o tempo e espaços escolares são organizados a partir das múltiplas infâncias, tendo a criança como produtora de cultura e o professor como pesquisador transformador da sua própria prática. Tal forma de ensino dialoga com a EI por romper com a lógica tradicional de ensino e organização curricular ancorado em disciplinas. O projeto intitulado pelas crianças “As pinturas que a gente brinca” emerge da escuta ativa do professor de EF em parceria com a professora polivalente da turma. Em uma roda de conversa nas aulas de EF, as crianças indicaram que, nas aulas com a professora polivalente, estavam aprendendo sobre a vida e obras de Candido Portinari. Com isso, decidimos trazer o tema para as aulas de EF. Descobrimos que Candido Portinari possui diversas obras com brincadeiras, que foram conhecidas e exploradas pelas crianças, tais como pula-cela, brincadeiras de roda e com corda. Houve a transmissão de uma animação sobre a vida do artista e foi utilizado um livro contendo suas principais obras. Dando continuidade ao projeto, também conhecemos as obras e biografia de Ivan Cruz, artista plástico brasileiro que possui inspiração nas brincadeiras antigas.

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