Resumo

O esporte paralímpico é um fenômeno mundial que está presente em todos os âmbitos da sociedade, principalmente devido ao sucesso dos Jogos Paralímpicos, maior evento mundial para pessoas com deficiência, e ao gradativo crescimento e desenvolvimento desse movimento, com ascensão também no cenário escolar. O Comitê Paralímpico Internacional incentiva atividades educacionais, científicas e culturais que desenvolvam o respeito, a conscientização e a compreensão com as pessoas com deficiência em todo o mundo, criando o termo guarda-chuva Educação Paralímpica, o qual abrange todas as atividades educacionais relacionadas ao tema, tendo como principal meio de divulgação o Dia Paralímpico Escolar. No Brasil, a inserção de modalidades paralímpicas nas aulas da Educação Física para alunos com e sem deficiência ainda é recente no cenário acadêmico, apesar da existência prática em algumas escolas. Desta forma, este estudo teve por objetivo investigar o ensino do Goalball e do Voleibol Sentado nas aulas de Educação Física através do relato dos professores. Foi realizada uma busca bibliográfica para encontrar iniciativas relacionadas à Educação Paralímpica e o ensino dos esportes adaptados na escola, com abrangência internacional. Também, foram entrevistados oito professores de Educação Física da rede municipal de Vinhedo/SP, que desenvolveram uma ou as duas modalidades e/ou atividades relacionadas nas aulas do Ensino Fundamental. A análise das entrevistas foi feita através de análise conteúdo, percebendo a possibilidade de realização da Educação Paralímpica e inserção desses dois esportes nas escolas, atingindo os objetivos propostos no estudo. Assim, a presença do esporte paralímpico na escola tem potencial de exploração e expansão, buscando uma identidade própria frente às diversas possibilidades de contextualização nas aulas de Educação Física. 

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