Resumo
O presente estudo refere-se à análise de uma proposta para o ensino do conteúdo Jogo desenvolvida com alunos de quinta série do Colégio de Aplicação da UFPE. Levando em consideração dados da realidade a respeito do ,ensino do Jogo e suas contradições - alienação X emancipação -,foram levantados elementos de uma pedagogia crítica emergente que subsidiasse proposições emaneipatórias para o ensino do Jogo na Escola Pública. Esses elementos foram sistematizados em uma proposta de ensino - Unidade de enBino -, implementada e cientificamente acompanhada» adotando-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, a qual levou em consideração as inter-relações estabelecidas entre escola e sociedade, que determinam a prática pedagógica. As possibilidades reais de co-decisão em aulas mistas, nae quais o acesso ao saber sistematizado se deu pelo esforço coletivo de pesquisa na construção do conhecimento, a partir da percepção, da análise e das abstrações de experiências vividas na escola e para além dela, desenvolvidas em um clima de responsabilidades mútuas e de alegria, apresentam-se como indicadores da materialização dos princípios de uma abordagem alternativa no ensino dos Jogos, sintonizada com os reclamos de uma perspectiva crítica da Educação. Minha pretensão com esse estudo é trazer contribuições ao debate nacional acerca da reconceptualizaçâo do ensino da ,Educação Física na Escola Brasileira.