O Ensino do Nadar

Parte de Natação Para Bebês . páginas 55 - 79

Resumo

A habilidade nadar significa deslocar-se no meio líquido por impulsão própria em autossustentação (SILVA et al., 2011). Partindo dessa definição, outro ponto de destaque em relação à natação para bebês, é a questão de quando começar, ou por que ensinar a nadar tão cedo e quais benefícios seriam conquistados com essa prática.
Entende-se que após as vacinas (poliomielite, difteria, coqueluche, tétano) o bebê torna-se mais rico em anticorpos, criando uma melhor defesa para o seu organismo. Além disso, o tratamento da piscina deve ser à base de sal (Acquamaid®) e não o uso de cloro a granel como é usado em piscinas fechadas (Bernard et al., 2006), este cuidado diminui a irritação da pele do bebê e mesmo a da mãe, dessa forma, os mesmos não ficariam expostos a uma dosagem excessiva de cloro na piscina. Segundo os estudos de Lagerkvist et al. (2004), crianças submetidas a ambientes de piscina fechada e tratada com cloro apresentam alterações no epitélio pulmonar, enquanto aquelas que frequentaram piscinas tratadas com ozônio não apresentaram alteração significante. Existe a possibilidade de ingestão de água e se esta não tiver cloro será melhor. Nesse sentido, se realmente não houver uma piscina exclusiva para tal, não seria indicado colocar os bebês após o nascimento (2 meses) dentro da água.
Com relação ao local, é indicado, um lugar pequeno, acolhedor, que o bebê e a mãe sintam-se bem, seguros e protegidos. Se possível, uma piscina exclusiva para a prática, com pequenas dimensões para não assustá-los, restrito ao professor e aos pais, evitando deixar entrar no recinto outras pessoas para tirar foto, chamá-los, tirando a sua atenção durante a sequência da aula. Guardar os materiais e utilizá-los na hora certa, pois os mesmos, devido a suas cores, formatos e texturas, chamam a atenção a atenção dos bebês. ...