Resumo

Analisa os usos que três periódicos fizeram das imagens visuais para prescrever e orientar os movimentos corporais de cada prática compreendida como parte da Educação Física entre os anos de 1932 e 1960. Assume os pressupostos da história cultural e tem como fontes as matérias com imagens dos periódicos: Revista de Educação Física (1932-1960), Revista Educação Physica (1932-1945) e Revista Brasileira de Educação Física (1944-1952). Os periódicos se constituíam como grandes repositórios de imagens que, como recurso pedagógico, prescreviam e orientavam a aprendizagem das mais diversas práticas que faziam parte da Educação Física, possibilitando aos professores terem em mãos um material didático de fácil acesso que lhes permitisse ‘ver para fazer e aprender para ensinar’. 

Biografia do Autor

Renato Pereira Coimbra Retz, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Ufes. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - Proteoria.
Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutor em Educação pela Unimep. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Ufes. Lider do Proteoria
Juliana Martins Cassani, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutora em Educaçao Física pela Ufes. Professora substituta do Centro de Educação Física e Desportos da Ufes. Membro do Proteoria. 
Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutor em Educação pela Ufes. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) ambos da Ufes. Lider do Proteoria. Bolsista de Produtividade em Educação - Nível 2

Referências

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