O Ensino Por Imagens na Imprensa Periódica da Educação Física (1932-1960)
Por Wagner dos Santos (Autor), Juliana Martins Cassani Matos (Autor), Amarílio Ferreira Neto (Autor), Renato Pereira Coimbra Retz (Autor).
Resumo
Analisa os usos que três periódicos fizeram das imagens visuais para prescrever e orientar os movimentos corporais de cada prática compreendida como parte da Educação Física entre os anos de 1932 e 1960. Assume os pressupostos da história cultural e tem como fontes as matérias com imagens dos periódicos: Revista de Educação Física (1932-1960), Revista Educação Physica (1932-1945) e Revista Brasileira de Educação Física (1944-1952). Os periódicos se constituíam como grandes repositórios de imagens que, como recurso pedagógico, prescreviam e orientavam a aprendizagem das mais diversas práticas que faziam parte da Educação Física, possibilitando aos professores terem em mãos um material didático de fácil acesso que lhes permitisse ‘ver para fazer e aprender para ensinar’.
Biografia do Autor
Renato Pereira Coimbra Retz, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Ufes. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - Proteoria.
Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutor em Educação pela Unimep. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Ufes. Lider do Proteoria
Juliana Martins Cassani, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutora em Educaçao Física pela Ufes. Professora substituta do Centro de Educação Física e Desportos da Ufes. Membro do Proteoria.
Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutor em Educação pela Ufes. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) ambos da Ufes. Lider do Proteoria. Bolsista de Produtividade em Educação - Nível 2
Referências
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