O Ensino da Técnica e da Tática: Novas Abordagens Metodológicas

Por: Luciane Cristina Arantes da Costa.

Revista da Educação Física - UEM - v.15 - n.2 - 2004

Send to Kindle


Resumo

Este estudo, de caráter bibliográfico, teve como objetivo analisar as metodologias de ensino dos esportes coletivos, caracterizando algumas novas abordagens evidenciadas pela literatura a respeito do ensino da técnica e tática. A premissa básica é que a necessidade de contrapor à "tradição" a "inovação" requer dos profissionais um pensamento crítico e reflexivo acerca de novas abordagens no ensino dos esportes coletivos na realidade escolar. Diferentes investigações sobre a prática pedagógica de professores de Educação Física têm revelado o predomínio da abordagem tradicional no ensino dos esportes. Em contrapartida à tendência centrada na técnica, surgiu a preocupação com o processo de ensino da tática nos esportes, no sentido de assegurar que o aluno aprenda a tomar decisões e resolver problemas que ocorrem durante o jogo. As novas tendências metodológicas preocupam-se com a articulação do ensino da técnica e tática, nomeadamente as metodologias baseadas nas estruturas funcionais, no ensino para a compreensão e no modelo desenvolvimentista. Para que ocorra uma mudança gradual no ensino dos esportes coletivos na realidade escolar, aponta-se para iniciativas de formação continuada dos professores e análise da prática pedagógica implementada nas disciplinas esportivas da formação inicial.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3421/2445

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.