Resumo
A presença das famílias na trajetória esportiva de crianças e jovens é algo marcante. Isso porque os pais são um dos principais agentes de suporte aos filhos no ambiente esportivo, adaptando seu envolvimento conforme as necessidades esportivas. Os pais auxiliam os filhos em diversos aspectos, desde oportunizar as experiências esportivas, até proporcionar um clima seguro para o desenvolvimento esportivo e pessoal. Contudo, em alguns momentos os pais exercem comportamentos inadequados, prejudicando o desenvolvimento dos filhos no esporte, criando, por exemplo, pressão e alta expectativa no desempenho dos filhos. Para auxiliar os pais a se envolverem de maneira positiva, programas de educação e suporte vêm sendo desenhados na tentativa de oferecer a eles informações e conhecimentos específicos ao ambiente esportivo e ao envolvimento dos pais neste cenário. Assim, a partir de uma abordagem predominantemente qualitativa e exploratória, o objetivo geral desta tese foi analisar o processo de estruturação e implementação de um programa de educação e suporte para pais no esporte em organizações esportivas brasileiras. Para a operacionalização desta tese, adotou-se o formato alternativo a partir da elaboração de quatro estudos, sendo um ensaio teórico, uma revisão integrativa e dois artigos empíricos que foram apresentados alternadamente nesta tese. O ensaio teórico buscou apresentar o papel da família e dos pais como parte de um sistema esportivo integrado, baseado numa perspectiva de mútua influência entre os indivíduos e que por consequência, afeta a maneira que os pais se envolvem. A revisão integrativa teve a intenção de identificar o panorama organizacional dos programas de educação e suporte para pais no cenário esportivo em relação as potencialidades, as lacunas e as sugestões de melhoria destas estratégias a partir das lentes do framework REAIM. O primeiro estudo empírico objetivou diagnosticar, na realidade do tênis, as demandas dos pais em relação ao envolvimento parental no esporte por meio da percepção de pais, de atletas, de treinadores e de gestores esportivos. Por fim, no segundo estudo empírico, o impacto de um programa de educação e suporte parental com base em métodos de entrega digital foi avaliado por meio da percepção dos pais e de gestores esportivos brasileiros usando o framework RE-AIM. Os resultados dos artigos empíricos sugerem que, no tênis, os pais apresentam um indicativo para os quatro tipos de demandas evidenciadas pela literatura (organizacionais, competitivas, desenvolvimentais e pessoais). Ocasionalmente, os aspectos relacionados as demandas competitivas e desenvolvimentais tendem a se sobressair. Em termos de suporte oferecido, o baixo nível de suporte informativo foi um resultado que revela projeções interessantes sobre a relação entre pais e filhos no tênis. Em termos de avaliação do programa de educação e suporte aos pais entregue de forma digital, este pode ser muito útil como uma primeira abordagem de contato e aproximação ao público parental em organizações esportivas, agindo como uma ferramenta informativa e de orientação, por exemplo, para pais com filhos iniciando no esporte.