O Envolvimento dos Torcedores de Futebol nas Redes Sociais: Uma Abordagem Conceptual
Por Thiago Santos (Autor), Abel Correia (Autor), Rui Biscaia (None), Tiago Ribeiro (Autor), Carlos Jorge Pinheiro Colaço (Autor).
Resumo
O envolvimento é definido como um conjunto de comportamentos espontâneos, interativos e cocriativos dos torcedores para com a organização do desporto, e/ou outros torcedores, com vista a obter vantagens do ponto de vista individual ou social (YOSHIDA; GORDON; NAKAZAWA; BISCAIA, 2014). Ainda assim, apesar da crescente importância na literatura do marketing do desporto sobre este tema, há lacunas que precisam de ser colmatadas, nomeadamente na avaliação da multidimensionalidade do conceito envolvimento e a sua implicação nas intenções comportamentais dos torcedores para com os clubes (AHN; HONG; PEDERSEN, 2014). Neste sentido, o objetivo da investigação é propor um modelo conceptual para medir o envolvimento dos torcedores de futebol através das redes sociais e o seu papel preditivo nas intenções comportamentais. Para tal, o modelo conceptual proposto fundamenta-se em estudos prévios (YOSHIDA et al., 2014; AHN et al., 2014; UHRICH, 2014) e busca explicar o constructo envolvimento a partir de quatro atributos: comunidade online do clube, (sentido de pertença ao grupo que compartilha a conexão online com o clube); relação clube-torcedor (experiência dos torcedores com as ações do clube online); relação torcedor-torcedor, (interações entre os torcedores online); cocriação de valor, (interações que visam criar valor para a organização a partir da partilha de conteúdos). É expectável que o modelo conceptual contribua para a compreensão do envolvimento dos torcedores de futebol através das redes sociais. Adicionalmente, espera-se que o modelo possa auxiliar na avaliação do impacto do envolvimento dos torcedores de futebol através das redes sociais em comportamentos como: ir a mais jogos, falar bem do clube ou aumentar a compra de produtos e serviços (YOSHIDA et al., 2014). Na prática, tenciona-se que o quadro conceptual seja um trunfo para auxiliar os gestores do desporto na compreensão da importância das redes sociais no processo de otimização das estratégias de e-marketing e consequente rendibilidade. Por fim, espera-se que este estudo possa fornecer pistas importantes para futuras pesquisas empíricas.