O Espaço da Educação Física na Escola: Um Estudo Sobre os Conteúdos das Aulas no Ensino Médio
Por Alenir de Pinho Romoaldo Cordovil (Autor), Cleomar Ferreira Gomes (Autor), Evando Carlos Moreira (Autor), Marcia Cristina Rodrigues da Silva (Autor).
Resumo
A pesquisa objetivou compreender as expectativas e frustações dos alunos de uma escola estadual mato-grossense em relação aos conteúdos ensinados nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Empregamos a abordagem qualitativo-descritiva com a análise do plano de ensino da professora, observações de aula e questionários semiestruturados. Os resultados apontam para a necessidade de se investir em mudanças, tanto no conceito da escola, quanto no da professora, para então, atingir os alunos, passando a alcançar a almejada valorização à disciplina no contexto escolar, refletindo sobre possibilidades curriculares e metodológicas a serem empreendidas nas aulas de Educação Física no Ensino Médio que atendam os interesses dos alunos de forma a contribuir para sua formação humana.