Resumo

Esta pesquisa tem por problema como se estruturam os espaços e o tempo da infância na passagem da Educação Infantil para o primeiro ano? Mapear a passagem, analisar a organização das políticas públicas para o ensino de 9 anos, observar e descrever o espaço da Educação Infantil e do primeiro ano são os objetivos desta. A metodologia empregada é inspirada no Estudo de Caso, contanto com múltiplas fontes de evidências, como observação direta, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Entre outubro de 2009 a maio de 2010, foram acompanhados o mesmo grupo de crianças durante o período de transição, classificando os dados em três categorias: O espaço físico, o espaço do brinquedo e o espaço do currículo na sala de aula da Educação Infantil e do primeiro ano. A partir desses indicadores, percebe-se que o espaço da Educação Infantil é um ambiente acolhedor, no qual a ludicidade é uma dimensão da linguagem, pois a criança se expressa com liberdade, imaginação, criatividade e prazer através do desenho, da dança e das brincadeiras. Em dissonância, no primeiro ano, a expressão se dá na maioria das vezes por uso da palavra escrita, sendo poucas às vezes que o lúdico é associado. Com o avançar da passagem para os próximos anos do Ensino Fundamental, características como a espontaneidade, criatividade, imaginação, prazer, alegria e divertimento, bem como a dimensão do corpo, do movimento e das atividades corporais tendem a se perder, dando lugar aos cronogramas escolares cheios de conteúdos a serem desenvolvidos em um curto período de tempo, variando entre 45min e 1h30min, nos quais a professora, muitas vezes sem fazer qualquer interlocução de saberes, trabalha conteúdos diversos.

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