O Espaço Escolar e as Vivências Lúdico - Corporais da Criança
Por Maria Irany Knackfuss (Autor), Humberto Jefferson Medeiros (Autor), Arnaldo Costa Medeiros (Autor), João Carlos Inácio Silva (Autor).
Em VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O presente estudo descritivo objetivou analisar as manifestações corporais da criança na exploração dos espaços livresda escola, durante os momentos do recreio. Para esta observação, foram observadas 589 crianças matriculadas nas classes do Jardim de Infância à 4asérie do ColégioSanto Antônio- Marista, da cidade do Natal , utilizando-se a técnica da filmagem bem como foi aplicada uma entrevista semi estruturada, dirigida às professoras do Jardim de Infância e Alfabetização e às crianças e Coordenadorasdas 1a às 4a séries.Analisando os resultados qualitativamente concluiu-seque a escola em estudo, apesar de possuir umlocal privilegiado para a exploração por parte das crianças, exerce um controle na utilização do espaço e dos materiais onde os espaços disponíveis para as vivências corporais apresentam contrastes em seus estímulos; as atividades realizadas despertam maior interesse para os meninos, podendo serem classificadas como molares e menor interesse para as meninas, classificadas como sendo de natureza molecular, as relações interpessoais são estabelecidas em pequenos grupos de mesmo gênero e gêneros opostos, nas séries menores e maiores respectivamente, influenciados pela culturada sociedade em que estão inseridos.