Resumo

Objetivo:
Descrever como foi desenvolvido o Esporte Adaptado em Sobral e relatar quais foram os profissionais que deram inicio as práticas esportivas para pessoas com deficiências e as dificuldades encontradas pelos mesmos.

Métodos e resultados:
A pesquisa é de caráter qualitativo, e surgiu a partir da vivência como monitora do Projeto Esporte Adaptado e acadêmica do curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. O referido estudo foi desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira referente a uma pesquisa bibliográfica sobre a temática em questão, onde foi evidenciado que o Esporte Adaptado ou Atividade Física para pessoas com deficiências tem uma função fundamental na vida dessas pessoas, pois além de atuar como reabilitação, oferece uma nova oportunidade de integração, socialização, satisfação pessoal e da auto-estima. E a segunda etapa corresponde a uma pesquisa do tipo exploratória a qual permitiu conhecer a realidade do objeto pesquisado, através de entrevistas abertas com os profissionais que tiveram experiências teórico/práticas com o público pesquisado, onde foi realizado um levantamento sobre o histórico do Esporte Adaptado para pessoas com deficiências em Sobral. Os dados coletados pelas entrevistas foram comparados e analisados a partir de uma revisão literatura.

Conclusão:
Concluindo que apesar do Esporte Adaptado passar por bastantes modificações no decorrer dos anos, as dificuldades apontadas pelos profissionais ainda são as mesmas, entre as quais, falta de acessibilidade, a ausência de monitores para atuarem dentro dessa perspectiva e carência de recursos técnicos e financeiros. Esporte Adaptado integrado a projetos sociais se faz necessário para dar da continuidade ao atendimento de qualidade às pessoas com deficiências, através do esporte.