Resumo

O processo de formação escolar está eminentemente relacionado à aprendizagem de diversos saberes, os quais devem contribuir para a formação do sujeito na escola. Esses saberes estão organizados em disciplinas, sendo que cada uma delas, embora possam manter relações entre si, carregam suas especificidades. Dentre essas disciplinas, figura a educação física, componente curricular da educação básica que, dentre outros aspectos, aborda conhecimentos do corpo em movimento. Tal área agrega saberes como o jogo, o esporte, as danças, as lutas, as atividades rítmicas e expressivas, entre outros. Dentre esses saberes, o esporte emerge como o que se pressupõe, seja o mais abordado na disciplina. Todavia, o que parece que tem sido priorizado em sua abordagem é o trato com a ênfase quase que exclusiva aos saberes técnicos. Não se quer negar a importância desses saberes, todavia, fechar-se a essa ótica é limitar as possibilidades de aprendizagem que esse saber pode proporcionar. Considerando esses aspectos, passamos a pensar sobre as possibilidades de tratar esse conhecimento para além de uma perspectiva reducionista. Em nossas ponderações, direcionamos o olhar para a abordagem multirreferencial, que pode ser considerada uma perspectiva paradigmática de ver e pensar a realidade, considerando a multiplicidade de olhares que a cerca, o que é essencial ao desenvolvimento de uma formação do sujeito. Dessas reflexões, emergiu nossa questão de partida, que ganhou a seguinte redação: é possível uma prática pedagógica para o ensino de esporte pautada na multirreferencialidade? Dessa questão construímos nosso objetivo, que é analisar o trato pedagógico do esporte na escola a partir da abordagem multirreferencial, buscando identificar se essa prática contribui ao desenvolvimento do olhar plural e ao fortalecimento da autoria dos alunos nos esportes e para além deles. Perspectiva-se, assim, propor uma abordagem que possibilite trabalhar o esporte enquanto conteúdo da disciplina, que possa conferir ao aluno uma maior e melhor percepção de mundo, visto que permite a aproximação à realidade, identificando os múltiplos elementos que a compõem ― como os aspectos sociais, culturais e biológicos ―, o que o faz mais livre das determinações sociais, especialmente as pautadas nas perspectivas monológicas, além da instituição da autoria. Este trabalho foi realizado mediante a proposta da pesquisa-ação, na qual o pesquisador se encontra diretamente envolvido e indubitavelmente implicado no objeto pesquisado. Na colheita das informações lançou-se mão de dois dispositivos de pesquisa: diário de pesquisa e o questionário com questões abertas. Desse modo, o trabalho possibilitou constatar que grande parte dos alunos conseguiu, a partir das múltiplas referências oportunizadas durante o processo de intervenção, adquirir um novo olhar sobre os conteúdos. Tal olhar, gerado a partir de diversos saberes, contribuiu para uma maior e melhor compreensão acerca do conteúdo, além de possibilitar a alguns alunos a capacidade de manifestação a partir da sua própria autoria, percebendo-se, desse modo, como atores e autores das suas próprias ações, produções e pensamentos.

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