O esporte como objeto de conhecimento curricular

Parte de Tecnologias digitais no ensino do esporte . páginas 22 - 33

Resumo

O esporte é inquestionavelmente um dos mais importantes fenômenos sociais contemporâneos. Os motivos que nos permitem afirmar essa assertiva estão relacionados à expressiva mobilização que a prática esportiva fomenta em diversos setores sociais. Vejamos: O esporte é um tema abordado incansavelmente nas mídias televisivas, digitais e impressas, possuindo inúmeros programas televisivos, sessões na impressa e um sem-número de sites e blogs na internet somente para tratar de informações sobre o âmbito esportivo. O esporte também mobiliza uma grande indústria voltada para a comercialização de materiais que vão desde vestuários, calçados e equipamentos esportivos até os produtos de alta tecnologia (por exemplo, as tecnologias da robótica usadas nas Paraolimpíadas). O esporte ainda movimenta diversas áreas do conhecimento que exigem pesquisas científicas e formação profissional específica: graduação em Educação Física; especializações em direto e medicina esportiva; especialização técnica para construções de obras de engenharia para a prática do esporte, por exemplo.