O Esporte Como Política de Estado Sistema Nacional de Esporte Pode Integrar e Coordenar Ações Efetivas Ao Setor
Por Fernando Marinho Mezzadri (Autor), Fernando Augusto Starepravo (Autor), Rafael Lane (Autor), William Boudakian (Autor).
Resumo
O esporte brasileiro esteve em evidência mundial e entrou em destaque na política nacional entre 2007 e 2016, quando o país sediou os Jogos Panamericanos (2007), os Jogos Mundiais Militares (2011), a Copa do Mundo de Futebol (2014) e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (2016). No entanto, apesar de ser área de relevância para o desenvolvimento social do país, não se consolidaram políticas públicas estruturantes e duradouras para o setor que permitissem que os benefícios do esporte alcançassem toda a população.
Retrato disso é apresentado por dados coletados em 2021 pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, da Universidade Federal do Paraná (Ipie/UFPR). Com base na pesquisa "Gestão do Esporte nos Estados e Municípios (Geem)", os pesquisadores do instituto identificaram que dentre 1.891 municípios de 16 estados do país, 67% deles não possuem nenhum documento que balize as políticas esportivas municipais; mais de 60% não possuem conselhos municipais de esp