Integra

INTRODUÇÃO:

A Educação Física possui um vasto conteúdo formado pelas diversas manifestações corporais como, jogos, brincadeiras, danças, esportes e lutas. Porém a Educação Física, principalmente no Ensino Médio, é restringida aos esportes coletivos voltados para competição desportiva, envolvendo classes, turmas e outras escolas. Na cidade de Macapá observa-se que esportes coletivos são muito trabalhados no Ensino Médio e várias escolas têm tradição em participar dos jogos escolares, competições realizadas anualmente em práticas semelhantes ao esporte de rendimento. A relevância do trabalho se dá pelo fato de ser observado que a Educação Física escolar em Macapá está sendo limitada a esportes coletivos e preparação para competições, deformando o conceito da disciplina. Este trabalho teve como objetivo constatar a prática pedagógica voltada para o desporto aplicada nas escolas de Macapá.


 METODOLOGIA:

Para efetivação deste trabalho, optou-se por fazer uma pesquisa, descritiva e qualitativa, desenvolvida por meio de observação, conversa informal e entrevista semi-estruturada com professores de cinco escolas localizadas nos principais bairros da cidade.

Inicialmente entrou-se em contato com dois professores de Educação Física de cada instituição para conhecer seu planejamento e entrevistá-lo sobre os conteúdos ministrados. Paralelamente a equipe observou a prática de suas aulas.


 RESULTADOS:

Foi constatado neste estudo que todos os professores trabalhavam esportes coletivos tradicionais como principal conteúdo de suas aulas, ministrando uma modalidade por bimestre tanto no Ensino Médio quanto Fundamental, a partir da 5ª série. Os professores afirmaram que a prática da Educação Física era limitada devido à carência de estrutura e material didático para trabalhar outros conteúdos da Educação Física. Com base nas informações coletadas na pesquisa, o embasamento teórico para a preparação das aulas foi considerado insuficiente, pois nenhum dos professores entrevistados soube citar algum referencial bibliográfico utilizado no planejamento das aulas. Um dos professores entrevistados não tinha qualquer formação acadêmica.


 CONCLUSÕES:

A prática da Educação Física escolar em Macapá é restrita a esportes coletivos, o que descaracteriza a disciplina por não contemplar diversos conteúdos também necessários para construção da cidadania. Aulas limitadas a práticas competitivas unidas à atuação de profissionais não qualificados vão contra as propostas pedagógicas descritas na literatura da Educação Física e banalizam a imagem do professor e da disciplina.
.