Resumo

A pesquisa traz como objeto de estudo a tematização do esporte na Escola Agrícola Terra Nova tendo a implementação da unidade didática voleibol a partir do contexto da educação do campo, pedagogia de alternância e ensino médio integrado e profissionalizante (EMIEP). Pesquisar a Educação Física, tendo como prisma a Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância, especialmente, considerando as transformações de abordagens nela ocorridas desde a década de 1980 no Brasil, é a provocação pela qual este estudo se propõe. O principal objetivo deste trabalho foi compreender a partir do contexto da educação do campo e da Pedagogia da Alternância as contribuições do esporte (voleibol), de maneira que este conteúdo se apresente adequado às possibilidades sócio-cognoscitivas e que estejam organizados a partir da espiralidade e da incorporação das referências do pensamento para estudantes de todos os anos do ensino médio. A escola do campo é um espaço deliberado pela sociedade como sendo um recinto não urbano, tornando-se arcabouço de inúmeras inquietações, angústias. Deste modo, a Educação Física em suas peculiaridades e suas manifestações pode-se fazer em discordância com a máxima de que a escola do campo reproduz o paradigma urbano. O estudo foi realizado em uma escola estadual agrícola no município de Terra Nova do Norte – MT

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