Resumo

INTRODUÇÃO: O sistema carcerário brasileiro enfrenta uma grande dificuldade em alcançar sua finalidade essencial denominada como ressocialização dos apenados. Diante disso, o esporte é utilizado como recurso metodológico para a formação cidadã, uma vez que as pessoas que praticam qualquer modalidade esportiva ampliam e facilitam o processo socioeducativo para um retorno eficaz à sociedade.
OBJETIVO: Analisar a importância do esporte como um condutor de ressocialização de ex-presidiários.
MÉTODOS: Realiza-se uma revisão integrativa a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratória. Para alcançar os objetivos foram feitas buscas em bases de dados, como Portal Regional BVS, Portal Capes, repositórios de universidades, jornais e revistas esportivas com ênfase no período de 10 anos sobre o tema exposto por meio de uma análise temática e pesquisa para a coleta dos estudos científicos.
RESULTADOS: A busca resultou em 169 estudos no total. A partir destes, foram selecionados, 45 artigos por meio da leitura de temas e resumos para investigar quais deles se incluíam no perfil e objetivo deste artigo. Aos critérios estabelecidos e que somariam no artigo, 14 artigos foram selecionados. Os demais foram descartados.
CONCLUSÃO: Verificou-se que o esporte, independente da modalidade a ser praticada, se associado ao Profissional de Educação Física o qual é competente e possui habilidades, conhecimentos teóricos e práticos no que tangem a valores e princípios esportivos, torna-se uma excelente ferramenta no auxílio da ressocialização e mudança de condutas.

Acessar