Editora Tribo da Ilha. Brasil 2019. 251 páginas.

Sobre

Apresentação

Nas últimas décadas o esporte e lazer vêm ganhando espaço na configuração social e econômica, surge instituições responsáveis pelas políticas públicas de esporte e lazer, cria-se conselhos esportivos, aumentasse as demandas nas áreas do esporte e lazer. Porém historicamente no Brasil, e em Sergipe não é diferente, temos dificuldade de identificar/conhecer o esporte e lazer bem como o sistema esportivo que temos.

No nosso entender, o esporte e lazer são tratados de forma fragmentada e descontinua, as politicas desenvolvidas não tem base em evidencias, fato esse que dificulta identificar avanços e superações para o setor, pois segundo Oliveira (2015), apresentam: uma diversificação teórico-metodológica que não capturam a realidade do sistema esportiva nacional ou local na sua totalidade; não abordam todos os elementos fundamentais que constituem o sistema esportivo; encontram-se ausentes das agendas das entidades que lidam com dados estatísticos; não permitem a construção de estatísticas bá sicas para o setor. Assim, tem gerado dificuldade para entender e conhecer o grau de desenvolvimento do sistema esportivo e de lazer formal (constituídos pelas confederações nacionais de esporte, federações, ligas, clubes e associações) e o sistema informal (constituídos pelas práticas recreativas e esportivas que ocorrem pela organização do próprio indivíduo) o que difi culta assim, a gestão do conhecimento e a construção de uma visão mais ampliada sobre o sistema de esporte de lazer. Essa realidade não é diferente em Sergipe, salvo estudos setorizados e de delimitação focal.

Nesses termos, as políticas, sejam na esfera pública ou privada do setor do esporte e lazer, necessitam de informações construídas de dados, relevan tes e fidedignos, que seja matéria prima, insumo básico que ajude na tomada de decisão, por parte dos gestores. Acompanhar, avaliar os impactos, resul tados e eventuais correções de curso das decisões tomadas passa ser funda mental para criar condições para o fortalecimento institucional e conhecer a atual realidade esporte e lazer, visando a melhoria e abrangência de suas ações, e das definições de políticas públicas. Contribuindo para identificar a realidade concreta, conhecer avanços, entraves e apontar superações para o desenvolvimento do esporte e lazer na perspectiva de elevação do padrão cultural, esportivo, e para a democratização do acesso a essas práticas.

O esporte e lazer, que precisamos identificar/conhecer, transcende as especificações das atividades formais, regulamentadas e reconhecidas através de suas competições oficiais, atrelado a um modelo de desenvolvimento

social e econômico, hoje hegemônica, da nossa sociedade, que visa o lucro, a promoções de negócios e a profissionalização, é centro das definições de políticas públicas de esporte. Assim, o esporte do qual precisamos conhecer, é aquele construído pelos homens, nas suas relações de produção e reprodução de suas vidas, está inserido na multiplicidade das ações, manifesta-se

nos clubes, nas escolas, nas academias, nas ruas e em qualquer ambiente da sociedade, através do jogo informal dos finais de semana, na ginástica das academias, nas caminhadas ecológicas, na dança de salão da terceira idade, nas brincadeiras nas praças públicas. Sua representatividade pode se dar formalmente, como transmissão de conhecimentos sistematizados e regras pré-definidas, ou ainda, informalmente, como bem cultural e prazer de quem o pratica e é um direito constitucional do povo brasileiro.

Na perspectiva de identificar, conhecer e ajudar na tomada de decisão sobre politicas de desenvolvimento na área do esporte e lazer, foi criado o Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e lazer do Estado de Sergipe – CDPPEL/SE, tendo como objetivo produzir, aglutinar e socializar conhecimentos que contribua para as definições de políticas que fortaleça ações, programas e projetos esportivos e de lazer, ajude na inclusão social, na educação e formação das crianças, jovens e idosos; seja na demo cratização das práticas corporais, na formação de atletas e na melhoria da cultura esportiva.

O CDPPEL/SE, faz parte da REDE CEDES, programa da Secretaria Es pecial do Esporte ligado ao Ministério da Cidadania. No estado de Sergipe, está ligado ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal de  Sergipe – DEF/UFS, e tem como parceiros a Universidade Tiradentes – UNIT, e o Instituto Federal de Sergipe – IFES, envolvendo atualmente oito grupos de pesquisas.

Nesse livro socializamos o resultado das nove pesquisas realizadas pelo CDPPEL/SE, que tratam sobre politicas de esporte e lazer em diversos segmentos, como contribuição para fomentar reflexões e debates, junto a es tudantes, profissionais, pesquisadores e gestores, para o desenvolvimento e a qualificação das politicas de esporte e lazer nos munícipios de Sergipe.

As pesquisas aqui expostas só foram possíveis graças ao financiamento rece bido através da REDE CEDES da Secretária Especial do Esporte vinculado ao Ministério da Cidadania.

Ailton Fernando Santana de Oliveira
Coordenador do CDPPEL/SE

Arquivo