O esporte enquanto direito dos corpos diversos

Parte de Escrevivências da educação física cultural - Vol. 4 . páginas 187 - 203

Resumo

Este relato apresenta a experiência de um trabalho realizado nas aulas de Educação Física no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos - CIEJA Aluna Jéssica Nunes Herculano, uma escola exclusiva para a modalidade EJA. A diversidade de estudantes, incluindo jovens, idosos, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIAPN+, requer que as aulas de Educação Física abordem e discutam a participação desses sujeitos nas práticas corporais. No ano de 2022, o componente curricular Educação Física colaborou com a área de Ciências Humanas, adotando o tema central “diversidade e direitos humanos”, contribuindo com a tematização “O esporte como direito dos corpos diversos”. E o objetivo desse trabalho foi conhecer, ressignificar, aprofundar e ampliar o entendimento dos estudantes sobre a presença de diferentes corpos nas práticas corporais. O trabalho teve início com uma aula em que apresentamos o tema e iniciamos um debate sobre os padrões de beleza corporal. Uma das questões que provocaram o debate foi: Você está satisfeito(a) com o seu corpo? Se pudesse, faria alguma mudança nele? A partir desse momento, foi evidente o quanto as pessoas se apresentaram insatisfeitas com seus corpos.