O Esporte na Escola e Suas Contribuições na Formação Humana
Por Murilo Boaventura da Silva (Autor), Vilma Leni Nista Piccolo (Autor), Márcia Helena Resende (Autor), Vickele Sobreira (Autor).
Em 37º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - SIMPOCE
Resumo
Introdução: Apesar das diversas modificações acerca da visão da educação física pela sociedade, ainda são encontrados alguns empecilhos que acabam “marginalizando” essa disciplina, seus objetivos, conteúdos e temas na formação de cidadãos. A falta de legitimação da Educação Física ou das Ciências do Esporte na formação humana é evidente Objetivo: Este trabalho buscou identificar as contribuições de um projeto esportivo da rede municipal de Uberlândia, no sentido de destacar os aspectos auxiliares no processo de educação e formação humana. Método: O projeto investigado busca uma maior interação e integração dos alunos ao ambiente escolar, ofertando atividades esportivas extra turno que favoreçam maior aproveitamento do tempo livre, atendendo um público com faixa etária variando entre 08 e 15 anos, sendo as aulas ministradas três vezes por semana. A pesquisa buscou identificar o perfil do projeto analisando documentos disponibilizados pela secretaria de esportes que coordena o mesmo em parceria com a rede municipal de educação. Foram tabulados os dados referentes à variedade de modalidades esportivas oferecidas, percentual de participantes no projeto por modalidade praticada e análise dos esportes coletivos e individuais oferecidos, por meio de uma pesquisa de abordagem quantitativa-qualitativa e método descritivo para apresentação dos resultados. Resultados: O projeto atende 6344 alunos das escolas municipais e destes 60 praticam basquetebol (0,89%), 2208 futebol de salão (33,08%), 1386 handebol (20,76%), 148 peteca (2,21%), 312 voleibol (4,67%), 330 xadrez (4,94%), os mesmos 330 dama (4,94%) e 1900 atletismo (28,46%). Com relação à oferta de esportes individuais e coletivos, identificamos que 50% dos esportes são coletivos, seguido de 25% dos individuais e 25% de esportes individuais/coletivos (praticados individualmente, em duplas e/ou equipes dependendo da prova). Dos alunos matriculados 59% praticam esportes coletivos, seguidos de 31% individuais/coletivos e 10% individuais. O que nos revela a preferência pela oferta e prática dos esportes coletivos, sendo estes tradicionais ao conhecimento dos alunos pelas aulas de Educação Física regular, como é o caso do futebol de salão, handebol, voleibol e basquetebol. Conclusão: Entendemos a importância da Educação Física e do Esporte no desenvolvimento humano. Desta forma, variar práticas, principalmente em projetos de extensão, favorece as possibilidades de desenvolvimento e conhecimento corporal, devendo estes buscar ir além dos tradicionalismos e situações rotineiras às quais os alunos são submetidos.