Resumo

Introdução: Apesar das diversas modificações acerca da visão da educação física pela sociedade, ainda são encontrados alguns empecilhos que acabam “marginalizando” essa disciplina, seus objetivos, conteúdos e temas na formação de cidadãos. A falta de legitimação da Educação Física ou das Ciências do Esporte na formação humana é evidente Objetivo: Este trabalho buscou identificar as contribuições de um projeto esportivo da rede municipal de Uberlândia, no sentido de destacar os aspectos auxiliares no processo de educação e formação humana. Método: O projeto investigado busca uma maior interação e integração dos alunos ao ambiente escolar, ofertando atividades esportivas extra turno que favoreçam maior aproveitamento do tempo livre, atendendo um público com faixa etária variando entre 08 e 15 anos, sendo as aulas ministradas três vezes por semana. A pesquisa buscou identificar o perfil do projeto analisando documentos disponibilizados pela secretaria de esportes que coordena o mesmo em parceria com a rede municipal de educação. Foram tabulados os dados referentes à variedade de modalidades esportivas oferecidas, percentual de participantes no projeto por modalidade praticada e análise dos esportes coletivos e individuais oferecidos, por meio de uma pesquisa de abordagem quantitativa-qualitativa e método descritivo para apresentação dos resultados. Resultados: O projeto atende 6344 alunos das escolas municipais e destes 60 praticam basquetebol (0,89%), 2208 futebol de salão (33,08%), 1386 handebol (20,76%), 148 peteca (2,21%), 312 voleibol (4,67%), 330 xadrez (4,94%), os mesmos 330 dama (4,94%) e 1900 atletismo (28,46%). Com relação à oferta de esportes individuais e coletivos, identificamos que 50% dos esportes são coletivos, seguido de 25% dos individuais e 25% de esportes individuais/coletivos (praticados individualmente, em duplas e/ou equipes dependendo da prova). Dos alunos matriculados 59% praticam esportes coletivos, seguidos de 31% individuais/coletivos e 10% individuais. O que nos revela a preferência pela oferta e prática dos esportes coletivos, sendo estes tradicionais ao conhecimento dos alunos pelas aulas de Educação Física regular, como é o caso do futebol de salão, handebol, voleibol e basquetebol. Conclusão: Entendemos a importância da Educação Física e do Esporte no desenvolvimento humano. Desta forma, variar práticas, principalmente em projetos de extensão, favorece as possibilidades de desenvolvimento e conhecimento corporal, devendo estes buscar ir além dos tradicionalismos e situações rotineiras às quais os alunos são submetidos.

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