O Esporte Escolar na Educação de Tempo Integral: o Plano Nacional de Educação 2014-2024
Por Fernando Henrique Silva Carneiro (Autor), Fernando Mascarenhas (Autor), Wagner Barbosa Matias (Autor).
Em Caderno de Educação Física e Esporte v. 15, n 2, 2017. Da página 25 a 36
Resumo
O estudo realiza uma reflexão sobre a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE - Lei nº 13.005/2014) e suas estratégias no que se refere a prática esportiva. A pesquisa de cunho quantitativa e qualitativa ocorreu a partir da análise documental. Percebeu-se que foi um avanço ter uma meta específica para a educação de tempo integral no referido Plano e que será mais fácil para o país atingir o percentual pretendido de escolas de tempo integral (50%) do que ter o percentual de estudantes previstos (25%). Quanto ao esporte, sem dúvida, é uma das principais atividades ofertadas, embora haja no PNE um debate que contradita atividades cognitivas com atividades recreativas, esportivas e culturais. Além disso, foi identificado que a falta de infraestrutura adequada nas escolas é um dos principais limites para o desenvolvimento das aulas, sendo sintomático disso a falta de quadras esportivas.