Integra

INTRODUÇÃO:

É indubitável que o esporte exerce uma influência muito grande em nossa sociedade. Considerando este fato, este trabalho está inserido no contexto da problematização sobre o trato com o conhecimento esporte na formação de professores em Educação Física.

METODOLOGIA:

Tivemos como propósitos: analisar quais os limites e as possibilidades de uma transformação no trato com o conhecimento esporte no âmbito da formação dos professores em Educação Física da Universidade do Estado do Pará; identificar nos referenciais bibliográficos que versam sobre a temática em estudo, os fundamentos para a consecução de um novo trato para o conhecimento esporte e analisar se o discurso dos docentes da referida IES pública apresenta em sua essência os fundamentos para uma transformação no trato com o conhecimento esporte.


RESULTADOS:

Nossos resultados foram: 1) os princípios da fragmentação, divisão e eliminação propagadas pelo esporte incidem e geram problemas gravíssimos, no campo da formação, no campo de práticas sociais lúdicas e prazerosas e nos demais campos de intervenção profissional; 2) a universidade é entendida como instituição que reproduz as características predominantes da sociedade atual, mas também um espaço propício para a construção de uma contra-hegemonia, onde se inclui um esporte transformado; 3) para uma transformação no trato com o conhecimento esporte precisamos de uma sólida formação inicial e continuada propiciada por uma consistente base teórica; 4) através do processo reflexivo crítico poderemos compreender que a transformação prática do esporte não pode estar desvinculada de uma transformação do próprio sentido individual e coletivo das atividades do esporte.

CONCLUSÕES:

Concluímos que o discurso dos docentes ainda não apresenta em sua essência a possibilidade de transformação no trato com o conhecimento esporte. A concepção sobre o esporte analisada nas falas traduz a leitura do esporte competitivo ou voltada para o lazer. E a seqüência de conteúdos não aborda novas proposta de abordagem para o conhecimento esporte.