O Esporte na Educação Física Escolar Brasileira Como Um Tema da Produção Científica
Por Heitor de Andrade Rodrigues (Autor), Johanna de Souza Barbosa (Autor), Tatyane Alves de Almeida (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: A Educação Física (EF) tem se apropriado do esporte na perspectiva de um objeto de pesquisa e de intervenção pedagógica em diferentes contextos sociais. Dentre os diversos contextos, a EF escolar assume um papel relevante, tendo em vista que é componente curricular obrigatório da Educação Básica. A despeito da importância da EF escolar pesquisas têm demonstrado uma sub-representação dessa área na produção científica brasileira, o que também pode estar ocorrendo com as pesquisas sobre o esporte na EF escolar. Objetivo: Assim, o objetivo da pesquisa foi investigar a produção do conhecimento científico sobre o esporte na EF escolar em revistas brasileiras. Método: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, na qual se realizou um mapeamento da produção científica sobre o esporte na EF escolar, entre os anos de 2000 e 2017, em quatro periódicos brasileiros do campo da EF, quais sejam: Revista Pensar à Prática, Revista Motrivivência, Revista Movimento e Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE). A busca foi realizada no sumário de todos os volumes e seus respectivos números, por sua vez a seleção e análise se deram pelos títulos e resumos dos artigos. Resultados: No total foram identificados 63 (0,47%) artigos em um total de 2932 (100%) publicados, distribuídos da seguinte maneira: Movimento (22), Pensar a Prática (18), Motrivivência (15) e RBCE (8). Em relação aos temas investigados predominam os artigos classificados nas categorias “finalidades” (n=23) e didática (n=17), as quais representam, respectivamente, pesquisas teóricas e ensaios críticos sobre os fins, objetivos e sentidos do esporte na EF escolar, e pesquisas metodológicas e proposições didático-pedagógicas vinculadas ao processo de ensino e aprendizagem do esporte na EF escolar. Conclusão: Conclui-se que houve aumento tímido da produção entre os anos 2014 e 2017, porém em número insuficiente considerando a importância desse conteúdo de ensino na EF escolar.