Resumo

Introdução: A Educação Física (EF) tem se apropriado do esporte na perspectiva de um objeto de pesquisa e de intervenção pedagógica em diferentes contextos sociais. Dentre os diversos contextos, a EF escolar assume um papel relevante, tendo em vista que é componente curricular obrigatório da Educação Básica. A despeito da importância da EF escolar pesquisas têm demonstrado uma sub-representação dessa área na produção científica brasileira, o que também pode estar ocorrendo com as pesquisas sobre o esporte na EF escolar. Objetivo: Assim, o objetivo da pesquisa foi investigar a produção do conhecimento científico sobre o esporte na EF escolar em revistas brasileiras. Método: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, na qual se realizou um mapeamento da produção científica sobre o esporte na EF escolar, entre os anos de 2000 e 2017, em quatro periódicos brasileiros do campo da EF, quais sejam: Revista Pensar à Prática, Revista Motrivivência, Revista Movimento e Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE). A busca foi realizada no sumário de todos os volumes e seus respectivos números, por sua vez a seleção e análise se deram pelos títulos e resumos dos artigos. Resultados: No total foram identificados 63 (0,47%) artigos em um total de 2932 (100%) publicados, distribuídos da seguinte maneira: Movimento (22), Pensar a Prática (18), Motrivivência (15) e RBCE (8). Em relação aos temas investigados predominam os artigos classificados nas categorias “finalidades” (n=23) e didática (n=17), as quais representam, respectivamente, pesquisas teóricas e ensaios críticos sobre os fins, objetivos e sentidos do esporte na EF escolar, e pesquisas metodológicas e proposições didático-pedagógicas vinculadas ao processo de ensino e aprendizagem do esporte na EF escolar. Conclusão: Conclui-se que houve aumento tímido da produção entre os anos 2014 e 2017, porém em número insuficiente considerando a importância desse conteúdo de ensino na EF escolar.

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