Resumo

A partir da nossa iniciação no segundo semestre de 2012 como bolsistas do PIBID, atuando no Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), realizamos um diagnóstico sobre como eram as práticas nas aulas de Educação Física. Percebemos que o principal tema destas aulas eram sempre os esportes, principalmente o futebol e o vôlei. Nestas aulas, os alunos somente jogavam, buscando características e performance do alto rendimento, os esportes não eram trabalhados de formas sistematizadas, abordando sua história, regras, trabalhando o olhar crítico dos alunos visando sua emancipação, oportunidade de participação e aprendizagem de todos, trabalhar maior números de modalidades esportivas, entre outros. Após todas as apresentações dos trabalhos, percebemos que, através de um diálogo entre professor e aluno visando a construção de conhecimento, é possível desenvolver aulas visando à desconstrução do esporte na escola e a construção do esporte da escola.Através destas aulas, buscávamos juntamente com os alunos fugir, principalmente, dos padrões impostos pela mídia, que retrata apenas os aspectos do esporte de rendimento. Além disso, nestas aulas permitimos aos alunos a capacidade de criar, na perspectiva de que todos os alunos pudessem participar, interagir, aprender e compreender que a escola não deve ser ferramenta de reprodução dos estereótipos que encontramos na sociedade.


 

Acessar Arquivo