Resumo
O presente trabalho investigou a visão que o professor de Educação Física que atua no ensino médio tem sobre a aplicação do esporte em suas aulas na escola. Buscamos identificar qual a concepção atribuída ao esporte e à competição; verificar qual sentido da prática esportiva neste contexto; conhecer se a aplicabilidade deste tema tem sido geradora de conhecimento. Numa pesquisa do tipo qualitativa foram coletadas informações a partir de uma Ficha Diagnóstica das escolas, adquiridas na Diretoria Regional de Ensino, além de uma entrevista semi-estruturada com esses profissionais. Uma pergunta geradora norteava a investigação: Como você vê a relação Esporte / Educação Física ? As respostas obtidas foram interpretadas através da Técnica de Análise de Conteúdo, Bardin (2004). O estudo consta de duas grandes etapas, sendo que na primeira está uma revisão bibliográfica sobre as questões que permeiam a prática esportiva na Educação Física escolar no ensino médio, e na segunda, o desenvolvimento metodológico desta pesquisa. Os resultados apresentados apontam o esporte relacionado aos seguintes temas: esporte e educação, que declara uma falta de compromisso por parte dos docentes; esporte e saúde, que se configura com equívocos conceituais; esporte e competição, que demonstra uma ênfase na prática seletiva; esporte como um aspecto cultural, visto como fundamental na contribuição com a cultura da sociedade; esporte na perspectiva das modalidades tradicionais, definido como únicas perspectivas de prática pedagógica e esporte e inclusão, que revela a predominância das atividades exclusivas aos mais hábeis.