Resumo

O esporte é um fenômeno sociocultural que está cada vez mais presente na vida das pessoas, com potencial de mobilização que envolve diversos ambientes, possibilidades e sentidos. É institucionalmente reconhecido como um direito de todos. No contexto escolar, é o principal conteúdo das aulas de educação física e das atividades extracurriculares. Contudo, como o esporte está sendo organizado na escola? Nesse contexto, como temática central da pesquisa, objetivamos compreender como o esporte vem sendo discutido e organizado na escola em atividades extracurriculares. De modo geral, trata-se de um estudo qualitativo e descritivo. A dissertação está organizada em capítulos que se encarregaram de tratar o tema. No primeiro capítulo, apresentaremos um estudo de panorama a respeito das publicações que abordam o esporte no contexto escolar. O objetivo deste texto é identificar como o esporte dentro do contexto escolar vem sendo discutido nos periódicos brasileiros ao longo dos anos, no período de 1990 a 2019. Foram encontrados 246 artigos que abordam a temática. Os dados revelam um aumento de publicações ao longo dos anos, sendo que a última década concentra a maior parte das publicações. Os artigos foram categorizados em: a) abordam o esporte como conteúdo regular da educação física escolar (n=161); b) tratam o esporte nas atividades extracurriculares da escola (n=85). No segundo capítulo, temos como objetivo evidenciar através das falas de gestores (direção e coordenação) como se dá a organização do esporte, em contexto extracurricular, de escolas que se destacam nos Jogos Escolares Mato-Grossenses. Para a seleção das escolas participantes da pesquisa, foi realizado um levantamento dos boletins dos jogos escolares mato-grossenses, das instituições que obtiveram uma maior incidência de participação nessa competição nas edições dos anos de 2016, 2017 e 2019. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, via aplicativo de videochamada, com questões semiestruturadas que vão ao encontro dos objetivos do trabalho. Os resultados revelaram que, no esporte extracurricular na escola, ainda predomina a informalidade. Os professores/treinadores foram destacados como fundamentais para o desenvolvimento dos projetos esportivos. O esporte foi reconhecido pelos gestores como uma ferramenta importante na formação dos alunos. Espera-se que esta dissertação possa trazer novas discussões e aprofundamento do tema, bem como apontamentos e proposições para o esporte escolar

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