O Esporte no Currículo da Educação Física Escolar: Um Estudo de Revisão Bibliográfica nos Periódicos da Capes
Por Tiago Nunes Medeiros (Autor), Maiara Pelisser (Autor), Caroline de Oliveira Lemos (Autor), Felipe Martins Cunha (Autor), Fabiano Bossle (Autor).
Resumo
O presente estudo trata do esporte no currículo da Educação Física Escolar (EFIE), no qual apresenta como problema de pesquisa: Como o esporte se manifesta no currículo da Educação Física Escolar? A pesquisa tem por objetivo compreender o esporte no currículo da EFIE a partir de um estudo qualitativo de revisão bibliográfica nos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Deste modo, realizou-se uma busca a partir dos descritores Educação Física Escolar, Currículo e Esporte. O processo seguinte foi analisar os textos para conferir a centralidade dos descritores na produção científica. Dentre as informações coletadas, destaca-se que a EFIE que vem sendo desenvolvida no currículo, reproduz no esporte a ideia da competição, do treino e do rendimento, como conteúdo predominante. Conclui-se através da perspectiva dos autores que o esporte tem se manifestado no currículo da Educação Física escolar como um elemento pouco crítico e reflexivo.