O Esporte Paraolímpico de Alto Rendimento
Por Laís Rodrigues Gerzson (Autor), Antônio Menescal Conde (Autor), Alberto Reinaldo Reppold Filho (Autor), Carla Skilhan de Almeida (Autor).
Parte de IV Ciclo de Debates em Estudos Olímpicos e Paraolímpicos. Diferentes Olhares Sobre os Jogos Rio 2016: a Mídia, os Profissionais e os Espectadores (volume I) . páginas 103
Resumo
Introdução
As pessoas com deficiência estão cada vez mais participativas na sociedade e em busca de alternativas para melhorar o seu estilo de vida. A atividade esportiva é uma forma de estimular suas potencialidades e um convite para superar seus limites, prevenir as enfermidades secundárias e promover a integração social (CARDOSO, 2011). No Brasil, o Censo de 2010 apontou que aproximadamente 24% da população em geral declararam algum tipo de deficiência (IBGE, 2012), um número elevado de acordo com a estimativa da Organização Mundial da Saú- de (OMS), em que cerca de um bilhão de pessoas (15% da população mundial) possuem deficiência. Grande parte desta população (80%) encontra-se nos países em desenvolvimento (WHO, 2011).