Resumo

INTRODUÇÃO: A lesão da medula espinhal é um trauma de impacto físico e social ao indivíduo, que acarreta profundas modificações na vida de seus portadores pela paraplegia ou tetraplegia resultante. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção da qualidade de vida de indivíduos com lesão da medula espinhal, antes e após um período de treinamento esportivo.
MÉTODOS: Participaram do estudo 16 indivíduos paraplégicos por lesão da medula espinhal, que realizaram treinamento esportivo da modalidade basquetebol em cadeira de rodas, com duração de duas horas por dia e frequência de duas vezes por semana, por um período de um ano. Para avaliação da qualidade de vida PRÉ e PÓS o período de treinamento, foi utilizado o questionário SF-36.
RESULTADOS: Houve melhora geral na qualidade de vida (p = 0,006) dos participantes quando considerados os escores de todos os domínios do questionário somados PRÉ (605,7) e PÓS (651,9) treinamento. Ainda, analisando de forma específica, foi observada melhora com significância estatística na capacidade funcional (p = 0,004), estado geral de saúde (p = 0,001) e aspectos emocionais (p = 0,02). 
CONCLUSÃO: O treinamento esportivo mostrou-se benéfico, promove melhora na qualidade de vida de pessoas com lesão da medula espinhal que necessitam de cadeira de rodas para mobilidade e representa novos objetivos e desafios na continuidade no processo de reabilitação.

Acessar Arquivo