O Esporte Radical e Suas Possibilidades na Educação Infantil: o Relato de Experiência em Uma Unidade Educacional
Por Priscila Custódio Martins (Autor), Murilo Luiz Anselmo (Autor).
Em Cadernos de Formação RBCE v. 6, n 2, 2015. Da página 60 a 68
Resumo
O presente texto trata de um relato de experiência de Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, que foi desenvolvido em um Núcleo de Educação Infantil (NEI) da rede municipal de Florianópolis, com crianças de 3 a 4 anos de idade. Foram realizadas oito intervenções, uma vez por semana, com quatro horas de duração cada. Nos encontros foram tematizadas as práticas de slackline, plataforma de equilíbrio, falsa baiana, sandboard nas dunas, surf e skate. A proposta incluiu, ainda, a participação e intervenção nos momentos de higiene e alimentação, considerando que tais períodos educam os corpos e os sentidos e, deste modo, também exigem planejamento e reflexão. Por fim, apresentamos dificuldades e êxitos vivenciados