O Estado da Arte nos Estudos Sobre Discurso, Conteúdo e Significado na Educação Física
Por Sebastião Josué Votre (Autor).
Resumo
uma proposta de teoria semiótica das atividades físico-desportivas se apresenta aqui num quadro pancrônico e uniformitário, a partir de uma série de postulados, indutivos e prospectivos e de pressupostos para uma teoria semiótica gesto-verbal, situacionalmente dada. Privilegia-se o grupo, onde se originam, se desenvolvem e se consolidam as alternativas de produção, reprodução e interpretação das atividades simbólicas. Admite-se um contínuo na dimensão arbitrariedade e motivação sígnica e se propõem as unidades de significação como objeto de análise. Oferecem-se sugestões para um programa mínimo de metodologia da pesquisa na semiótica das atividades físico-desportivas e das representações sociais. Postulam-se ancoragem e objetivação como ferramentas de análise na educação física e se discutem os pressupostos de trabalho nas novas tendências teóricas. Por fim, apresentam-se questões a investigar, no contexto semiótico.