O Estado da Arte da Capoeira em Periódicos Nacionais: ênfase nos Estudos Sobre Práticas Pedagógicas
Por Rafael Soares Bufalo (Autor), Glauber Bedini de Jesus (Autor), Fernanda Moreto Impolcetto (Autor).
Resumo
O presente trabalho buscou investigar na produção científica de periódicos nacionais, estudos sobre práticas pedagógicas na capoeira, com a finalidade de compreender quais aspectos têm sido discutidos, possíveis contribuições e/ou dificuldades. Foram analisados 5.192 artigos, por meio de levantamento do tipo “estado da arte”, sendo 0,9% referente à capoeira e desses, 31,2% da área pedagógica. Concluiu-se que a capoeira ocupa lugar de destaque nos estudos sobre lutas, mas que a área pedagógica não é a mais valorizada dentro dos artigos sobre capoeira, o que resulta em pouco material para pensar o processo de ensino e aprendizagem, principalmente pelo motivo de nem sempre envolverem os personagens responsáveis por disseminar o conhecimento, como mestres e professores de capoeira.