O estado da arte em relação ao tema jogos e brincadeiras no Brasil
Por Cesar Vieira Marques Filho (Autor), André Tomé Igreja (Autor), Rafael dos Santos Cruz (Autor), Vinícius Alves (Autor), Isabela Almeida Ramos (Autor), Jefferson Francisco Cândido (Autor).
Resumo
Mapear a produção de artigos científicos nacionais sobre jogos e brincadeiras. Metodologia: Este estudo é constituído como uma revisão de literatura do tipo Estado da Arte. Analisou-se 40 periódicos da área da Educação Física, indexados pela Qualis Capes na área 21 (2017-2020), os quais publicam estudos relacionados à Educação Física. A amostra final foi composta por 28 artigos encontrados em nove periódicos. As palavras-chave utilizadas para a busca foram: “jogos e brincadeiras” e “escola”. Os resultados foram organizados nas categorias: 1) Ano de publicação; 2) Composição metodológica; 3) Grupos que compõem a amostra; 4) Temática complementar; 5) Distribuição geográfica. Resultados: Observa-se um período de nove anos sem publicações (1996-2005), decorrência da baixa valorização da literatura acadêmica acerca da Educação Física Escolar, bem como sobre os estudos pedagógicos em geral. Contempla-se no período dessa pesquisa um quantitativo maior dos estudos empíricos em relação aos estudos teóricos, sendo apenas 28,6% do total dos artigos encontrados foram para teóricos e 71,4% para empíricos. Percebe-se nesse estudo o realce aos estudos que abordam à aprendizagem. A maior concentração das publicações está na região Sudeste, com um total de 60,7% dos artigos. Conclusão: Este estudo possibilita um entendimento mais aprofundado das características a respeito das publicações científicas sobre jogos e brincadeiras e espera-se que motive os autores à construção de um número mais elevado de pesquisas acerca da temática.
Referências
ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 18. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
ARAÚJO, Aillen Leite; FERREIRA, Vanessa Alves; NEUMANN, Dora; MIRANDA, Lucilene Soares; PIRES, Ivy Scorzi Cazelli. O impacto da educação alimentar e nutricional na prevenção do excesso de peso em escolares: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo, v. 11. n. 62, p. 94-108, 2017. Disponível em: https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/494. Acesso em: 10 maio 2023.
BARREIRA, Júlia; GONÇALVES, Maria Camila Rodrigues; MEDEIROS, Daniele Cristina Carqueijeiro de; GALATTI, Larissa Rafaela. Produção acadêmica em futebol e futsal feminino: estado da arte dos artigos científicos nacionais na área da Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 607-618, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/66XQWNKRKrDmm6XVywJrZZL/abstract/?lang=pt#ModalTutors. Acesso em: 10 maio 2023.
BETTI, Mauro. Educação Física escolar: ensino e pesquisa-ação. Ijuí: Unijuí, 2009.
BEZERRA, Fabrício Leomar Lima, MOREIRA, Wagner Wey. Corpo e educação: o estado da arte sobre o corpo no processo de ensino aprendizagem. Revista Encontro de Pesquisa em Educação, Uberaba, v. 1, n. 1, p. 61-75, 2013. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/anais/article/viewFile/699/996. Acesso em: 10 maio 2023.
BRACHT, Valter; FARIA, Bruno de Almeida; MORAES, Cláudia Emília Aguiar; ALMEIDA, Felipe Quintão de; GHIDETTI, Filipi Ferreira; GOMES, Ivan Marcelo; ROCHA, Maria Celeste; MACHADO, Thiago da Silva; ALMEIDA, Ueberson Ribeiro. A educação física escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no brasil (1980-2010). Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 11–34, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/30158. Acesso em: 10 maio 2023.
BRACHT, Valter. Educação física e ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Campinas: Autores Associados, 2003.
BRACHT, Valter. Educação Física/Ciências do esporte: que Ciência é Essa? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 14, n. 3, p. 111- 118, 1993.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 30 mar. 2023.
Ministério de Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Educação Física / Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CARNEIRO, Felipe Ferreira Barros. Políticas científicas em educação física: a arqueologia do GTT Escola no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (1997-2009). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
CARVALHO, Anderson dos Santos; ABDALLA, Pedro Pugliesi; SILVA, Nandhara Gabriela Ferreira da; JÚNIOR, Jair Rodrigues Garcia; MANTOVANI, Aline Madia; RAMOS, Nilo César. Exercício físico e seus benefícios para a saúde das crianças: uma revisão narrativa. Revista CPAQV, Campinas, v. 13, n. 1, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/348129742_EXERCICIO_FISICO_E_SEUS_BENEFICIOS_PARA_A_SAUDE_DAS_CRIANCAS_UMA_REVISAO_NARRATIVA. Acesso em: 10 maio 2023.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. Coleção Magistério 2° grau – série formação do professor. São Paulo: Cortez, 1992.
DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Educação do Distrito Federal – SEDF. Educação com Movimento. Documento aprovado pelo Conselho de Educação do Distrito Federal nos termos da Portaria nº 270, de 13 de setembro de 2018. Secretaria da Educação/GDF, 2019. Disponível em: https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2018/01/educacao_com_movimento_31.03.2020.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.
FARIAS, Uirá Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira; RODRIGUES, Graciele Massoli; MIRANDA, Maria Luiza de Jesus. Análise da produção do conhecimento sobre a educação física na educação Infantil. Movimento, Porto Alegre, v. 25, e25058, p. 1-17, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/90145. Acesso em: 10 maio 2023.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. Pesquisas denominadas estado da arte: possibilidades e limites. Educação e Sociedade, Campinas, v. 1, n. 79, p. 257-274, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 maio 2023.
FRÖBEL, Friedrich. Fredrich Froebel's Pedagogics of the Kindergarten, Or: His Ideas Concerning the Play and Playthings of the Child. Apple tonand Company, 1896.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2007.
KIRK, David. O porquê da pesquisa: estado atual e tendências futuras nas pesquisas em educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 11-43, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/12745. Acesso em: 10 maio 2023.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
MANOEL, Edison de Jesus; CARVALHO, Yara Maria de. Pós-graduação na Educação Física brasileira: a atração (fatal) para a biodinâmica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 389-406, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/PwmGj5kXrVpdj6YgnRpptgt/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 maio 2023.
MARQUES FILHO, Cesar Vieira; FOLHAS Gustavo Sanchez; GALATTI, Larissa Rafaela; SANTANA, Wilson Carlos; MONTAGNER, Paulo Cesar. A produção científica sobre treinadores de futsal no Brasil. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, e64620, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/64620. Acesso em: 10 maio 2023.
MATOS, Juliana Martins Cassani; SCHNEIDER, Omar; MELLO, André da Silva; NETO, Amarílio Ferreira; SANTOS, Wagner dos. A produção acadêmica sobre conteúdos de ensino na educação física escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 123-148, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/34213. Acesso em: 10 maio 2023.
DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. MINAYO, Marília Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
MURCIA, Juan Antonio Moreno. Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed, 2005.
NEIRA, Marcos Garcia. Linguagem e cultura: subsídios para uma reflexão sobre educação do corpo. Caligrama, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 1-16, 2007. Disponível em: https://revistas.usp.br/caligrama/article/view/66201/68812. Acesso em: 10 maio 2023.
OLIVEIRA, Onoél Neves de; SOUZA, Kamila Regina de. Jogos digitais: motivação para a aprendizagem contemporânea. In: SIMPÓSIO NACIONAL ABCIBER UDESC/UFSC, 5, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2011. p. 59-72.
PICCOL, Luiza Machado, LENA. Marisangela Spolaôr, GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro. Violência e sofrimento social no contexto escolar: um estudo de caso em Porto Alegre, RS. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 28, n. 4, p. 174-185, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/fhCwVsXxzFb8ytS5ZvDVvzm/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 10 maio 2023.
ROCHA, Maria Celeste; ALMEIDA, Felipe Quintão; DONÃ, Alberto Moreno. A produção do conhecimento da Educação Física sobre Educação Infantil como tema de pesquisa. Educación Física y Ciencia, La Plata, v. 23, n. 2, e171, 2021. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/efyc/v23n2/2314-2561-efyc-23-2-e171.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.
ROSA, Suely; LETA, Jacqueline. Tendências atuais da pesquisa brasileira em educação física Parte 2: a heterogeneidade epistemológica nos programas de pós-graduação. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 7-18, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/LPPw8nQKBvyf48vS7yKChLK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 maio 2023.
SACARDO, Michele Silva. Estudos bibliométrico e epistemológico da produção científica em Educação Física na Região Centro-Oeste do Brasil. São Carlos: UFSCAR, 2013.
SANTOS, Barbara Cristina Aparecida dos; FUZII, Fábio Tomio. A educação física na área da linguagem: o impacto da BNCC no currículo escolar. Comunicações, Piracicaba, v. 26, n. 1, p. 327-347, 2019.
SANTOS, Wagner. dos. A constituição do campo pedagógico do currículo: estratégias, apropriações e circularidades culturais. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
SANTOS, José Vicente Tavares dos, MACHADO, Elisabeth Mazeron. A violência na escola e os dilemas do controle social: uma proposta dialógica. Revista Brasileira de Segurança Pública, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 106-125, 2019. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/1113. Acesso em: 10 maio 2023.
SILVIA, Michele Maria da, OLIVEIRA; Guilherme Saramago de; SILVA, Glênio Oliveira da. A pesquisa bibliográfica nos estudos científicos de natureza qualitativos. Revista Prisma, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 91-109, 2021. Disponível em: https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/45/37. Acesso em: 10 maio 2023.
UNESCO. School Violence and Bullying: Global Status Report: International Symposium on School Violence and Bullying: From Evidence to Action, Seoul, 2017. Paris: UNESCO, 2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246970. Acesso em: 10 maio 2023.
VENÂNCIO, Luciana.; SANCHES NETO, Luiz. Brincadeira e Jogo. In: DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física Escolar: compartilhando experiências. São Paulo: Phorte, 2011. p. 35-49.
WALLON, Henri. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. Petrópolis: Vozes, 2008.