Resumo

Mapear a produção de artigos científicos nacionais sobre jogos e brincadeiras. Metodologia: Este estudo é constituído como uma revisão de literatura do tipo Estado da Arte. Analisou-se 40 periódicos da área da Educação Física, indexados pela Qualis Capes na área 21 (2017-2020), os quais publicam estudos relacionados à Educação Física. A amostra final foi composta por 28 artigos encontrados em nove periódicos. As palavras-chave utilizadas para a busca foram: “jogos e brincadeiras” e “escola”. Os resultados foram organizados nas categorias: 1) Ano de publicação; 2) Composição metodológica; 3) Grupos que compõem a amostra; 4) Temática complementar; 5) Distribuição geográfica. Resultados: Observa-se um período de nove anos sem publicações (1996-2005), decorrência da baixa valorização da literatura acadêmica acerca da Educação Física Escolar, bem como sobre os estudos pedagógicos em geral. Contempla-se no período dessa pesquisa um quantitativo maior dos estudos empíricos em relação aos estudos teóricos, sendo apenas 28,6% do total dos artigos encontrados foram para teóricos e 71,4% para empíricos. Percebe-se nesse estudo o realce aos estudos que abordam à aprendizagem. A maior concentração das publicações está na região Sudeste, com um total de 60,7% dos artigos. Conclusão: Este estudo possibilita um entendimento mais aprofundado das características a respeito das publicações científicas sobre jogos e brincadeiras e espera-se que motive os autores à construção de um número mais elevado de pesquisas acerca da temática.

Referências

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 18. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

ARAÚJO, Aillen Leite; FERREIRA, Vanessa Alves; NEUMANN, Dora; MIRANDA, Lucilene Soares; PIRES, Ivy Scorzi Cazelli. O impacto da educação alimentar e nutricional na prevenção do excesso de peso em escolares: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo, v. 11. n. 62, p. 94-108, 2017. Disponível em: https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/494. Acesso em: 10 maio 2023.

BARREIRA, Júlia; GONÇALVES, Maria Camila Rodrigues; MEDEIROS, Daniele Cristina Carqueijeiro de; GALATTI, Larissa Rafaela. Produção acadêmica em futebol e futsal feminino: estado da arte dos artigos científicos nacionais na área da Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 607-618, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/66XQWNKRKrDmm6XVywJrZZL/abstract/?lang=pt#ModalTutors. Acesso em: 10 maio 2023.

BETTI, Mauro. Educação Física escolar: ensino e pesquisa-ação. Ijuí: Unijuí, 2009.

BEZERRA, Fabrício Leomar Lima, MOREIRA, Wagner Wey. Corpo e educação: o estado da arte sobre o corpo no processo de ensino aprendizagem. Revista Encontro de Pesquisa em Educação, Uberaba, v. 1, n. 1, p. 61-75, 2013. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/anais/article/viewFile/699/996. Acesso em: 10 maio 2023.

BRACHT, Valter; FARIA, Bruno de Almeida; MORAES, Cláudia Emília Aguiar; ALMEIDA, Felipe Quintão de; GHIDETTI, Filipi Ferreira; GOMES, Ivan Marcelo; ROCHA, Maria Celeste; MACHADO, Thiago da Silva; ALMEIDA, Ueberson Ribeiro. A educação física escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no brasil (1980-2010). Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 11–34, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/30158. Acesso em: 10 maio 2023.

BRACHT, Valter. Educação física e ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Campinas: Autores Associados, 2003.

BRACHT, Valter. Educação Física/Ciências do esporte: que Ciência é Essa? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 14, n. 3, p. 111- 118, 1993.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 30 mar. 2023.

Ministério de Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Educação Física / Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CARNEIRO, Felipe Ferreira Barros. Políticas científicas em educação física: a arqueologia do GTT Escola no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (1997-2009). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.

CARVALHO, Anderson dos Santos; ABDALLA, Pedro Pugliesi; SILVA, Nandhara Gabriela Ferreira da; JÚNIOR, Jair Rodrigues Garcia; MANTOVANI, Aline Madia; RAMOS, Nilo César. Exercício físico e seus benefícios para a saúde das crianças: uma revisão narrativa. Revista CPAQV, Campinas, v. 13, n. 1, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/348129742_EXERCICIO_FISICO_E_SEUS_BENEFICIOS_PARA_A_SAUDE_DAS_CRIANCAS_UMA_REVISAO_NARRATIVA. Acesso em: 10 maio 2023.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. Coleção Magistério 2° grau – série formação do professor. São Paulo: Cortez, 1992.

DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Educação do Distrito Federal – SEDF. Educação com Movimento. Documento aprovado pelo Conselho de Educação do Distrito Federal nos termos da Portaria nº 270, de 13 de setembro de 2018. Secretaria da Educação/GDF, 2019. Disponível em: https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2018/01/educacao_com_movimento_31.03.2020.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.

FARIAS, Uirá Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira; RODRIGUES, Graciele Massoli; MIRANDA, Maria Luiza de Jesus. Análise da produção do conhecimento sobre a educação física na educação Infantil. Movimento, Porto Alegre, v. 25, e25058, p. 1-17, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/90145. Acesso em: 10 maio 2023.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. Pesquisas denominadas estado da arte: possibilidades e limites. Educação e Sociedade, Campinas, v. 1, n. 79, p. 257-274, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 maio 2023.

FRÖBEL, Friedrich. Fredrich Froebel's Pedagogics of the Kindergarten, Or: His Ideas Concerning the Play and Playthings of the Child. Apple tonand Company, 1896.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2007.

KIRK, David. O porquê da pesquisa: estado atual e tendências futuras nas pesquisas em educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 11-43, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/12745. Acesso em: 10 maio 2023.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

MANOEL, Edison de Jesus; CARVALHO, Yara Maria de. Pós-graduação na Educação Física brasileira: a atração (fatal) para a biodinâmica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 389-406, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/PwmGj5kXrVpdj6YgnRpptgt/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 maio 2023.

MARQUES FILHO, Cesar Vieira; FOLHAS Gustavo Sanchez; GALATTI, Larissa Rafaela; SANTANA, Wilson Carlos; MONTAGNER, Paulo Cesar. A produção científica sobre treinadores de futsal no Brasil. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, e64620, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/64620. Acesso em: 10 maio 2023.

MATOS, Juliana Martins Cassani; SCHNEIDER, Omar; MELLO, André da Silva; NETO, Amarílio Ferreira; SANTOS, Wagner dos. A produção acadêmica sobre conteúdos de ensino na educação física escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 123-148, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/34213. Acesso em: 10 maio 2023.

DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. MINAYO, Marília Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

MURCIA, Juan Antonio Moreno. Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed, 2005.

NEIRA, Marcos Garcia. Linguagem e cultura: subsídios para uma reflexão sobre educação do corpo. Caligrama, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 1-16, 2007. Disponível em: https://revistas.usp.br/caligrama/article/view/66201/68812. Acesso em: 10 maio 2023.

OLIVEIRA, Onoél Neves de; SOUZA, Kamila Regina de. Jogos digitais: motivação para a aprendizagem contemporânea. In: SIMPÓSIO NACIONAL ABCIBER UDESC/UFSC, 5, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2011. p. 59-72.

PICCOL, Luiza Machado, LENA. Marisangela Spolaôr, GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro. Violência e sofrimento social no contexto escolar: um estudo de caso em Porto Alegre, RS. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 28, n. 4, p. 174-185, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/fhCwVsXxzFb8ytS5ZvDVvzm/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 10 maio 2023.

ROCHA, Maria Celeste; ALMEIDA, Felipe Quintão; DONÃ, Alberto Moreno. A produção do conhecimento da Educação Física sobre Educação Infantil como tema de pesquisa. Educación Física y Ciencia, La Plata, v. 23, n. 2, e171, 2021. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/efyc/v23n2/2314-2561-efyc-23-2-e171.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.

ROSA, Suely; LETA, Jacqueline. Tendências atuais da pesquisa brasileira em educação física Parte 2: a heterogeneidade epistemológica nos programas de pós-graduação. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 7-18, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/LPPw8nQKBvyf48vS7yKChLK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 maio 2023.

SACARDO, Michele Silva. Estudos bibliométrico e epistemológico da produção científica em Educação Física na Região Centro-Oeste do Brasil. São Carlos: UFSCAR, 2013.

SANTOS, Barbara Cristina Aparecida dos; FUZII, Fábio Tomio. A educação física na área da linguagem: o impacto da BNCC no currículo escolar. Comunicações, Piracicaba, v. 26, n. 1, p. 327-347, 2019.

SANTOS, Wagner. dos. A constituição do campo pedagógico do currículo: estratégias, apropriações e circularidades culturais. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.

SANTOS, José Vicente Tavares dos, MACHADO, Elisabeth Mazeron. A violência na escola e os dilemas do controle social: uma proposta dialógica. Revista Brasileira de Segurança Pública, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 106-125, 2019. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/1113. Acesso em: 10 maio 2023.

SILVIA, Michele Maria da, OLIVEIRA; Guilherme Saramago de; SILVA, Glênio Oliveira da. A pesquisa bibliográfica nos estudos científicos de natureza qualitativos. Revista Prisma, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 91-109, 2021. Disponível em: https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/45/37. Acesso em: 10 maio 2023.

UNESCO. School Violence and Bullying: Global Status Report: International Symposium on School Violence and Bullying: From Evidence to Action, Seoul, 2017. Paris: UNESCO, 2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246970. Acesso em: 10 maio 2023.

VENÂNCIO, Luciana.; SANCHES NETO, Luiz. Brincadeira e Jogo. In: DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física Escolar: compartilhando experiências. São Paulo: Phorte, 2011. p. 35-49.

WALLON, Henri. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. Petrópolis: Vozes, 2008.

Acessar