O Estágio Curricular Obrigatório e Suas Implicações na Formação Inicial de Licenciados em Educação Física
Por Angelica Madela (Autor), Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues (Autor), Carla dos Reis Rezer (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Este texto apresenta resultados de estudo que objetivou analisar as experiências obtidas pelos estudantes do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó, mediante sua participação no Estágio Curricular Obrigatório. Os sujeitos foram 12 estudantes que em 2012/2 cursaram o componente curricular Estágio V. Para a coleta de dados utilizamos a técnica do grupo focal, cujos dados foram analisados qualitativamente a partir da Análise de Conteúdo. Os estudantes apontam o estágio e a escola como espaço e tempo ímpar da formação; o exercício da docência na sua relação com a teoria e prática e a cultura de Educação Física instituída nos espaços do estágio. Consideram que as experiências impactam a formação inicial e a formação da pessoa.