Resumo
As discussões que envolvem a formação de professores são muito relevantes no que tangem a área educacional. Estudos na área apontam uma série de dificuldades e questionamentos, principalmente quando se trata de estágio curricular supervisionado (ECS). Esta pesquisa teve por objetivo analisar a percepção dos orientadores, supervisores e estagiários sobre o ECS enquanto espaço formativo, em dois cursos de licenciatura noturna em Educação Física (EF) no extremo sul do país. Para pensar a temática apresentada, a investigação seguiu o cunho qualitativo, tratando-se de um estudo de casos múltiplos, tendo como cenário a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). A amostra do estudo foi caracterizada por intencionalidade. Fizeram parte do estudo sujeitos que participavam do ECS no período de 2019. Participaram seis professores orientadores de ECS das duas universidades, que ministraram a disciplina referente ao ensino fundamental, no curso de licenciatura em EF noturno, seis professores de EF vinculados a rede pública de ensino, que foram supervisores do ECS referido e 34 alunos da graduação que cursaram disciplinas de ECS no ensino fundamental já mencionadas. Para a coleta de dados voltada para os professores orientadores e supervisores, foram realizadas entrevistas semiestruturadas que posteriormente foram averiguadas através da análise de conteúdo. Para a coleta de dados voltada para os estudantes da graduação, optou-se por um questionário misto, construído pela pesquisadora. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da ESEF-UFPEL e registrada sob o número: 3.716.960. Todos os participantes desta pesquisa receberam o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE. Ao analisar os dados coletados percebeu-se que os orientadores utilizaram desse momento de diálogo para desabafar sobre seus anseios e pensamentos sobre o ECS, enquanto os supervisores não demonstraram opiniões tão aprofundadas, o que possivelmente se justifique pelo fato que o ECS é uma pequena parte em sua extensa jornada de trabalho. Ambos acreditam que o ECS é fundamental para a formação inicial de futuros professores e para sua formação continuada. Os estagiários apresentaram opiniões convergentes e divergentes sobre o processo de ECS e indicaram alguns aspectos positivos, principalmente com relação a bagagem que o mesmo proporciona. Orientadores, supervisores e estagiários indicaram que mudanças ainda se fazem necessárias, tais como: aumento da carga horária de ECS, maior aproximação entre universidade escola e mais atenção as demandas do aluno/trabalhador. Por fim, foi possível compreender que quando se trata de formação de professores as investigações sempre serão necessárias e as pesquisas nunca estarão de fato concluídas.