Resumo

Historicamente a falta de professores e o aumento da necessidade desse profissional fizeram com que diversas políticas relacionadas à ampliação do acesso à educação superior fossem apresentadas sem o devido controle na qualidade dos cursos de formação docente. Além disso, o pouco contato com o dia a dia do ser professor proporciona dificuldades e dúvidas para os recém-formados. Nesse sentido, a vivência prática do estágio passa a ser uma oportunidade de aprender a lidar com a complexidade inerente ao desenvolvimento de aulas. O objetivo deste trabalho é apresentar a opinião dos estagiários em relação à participação no estágio e investigar seu papel na formação inicial. Do tipo qualitativa, a pesquisa foi realizada por meio da análise das narrativas de 16 ex-estagiários do Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André, que oferece aulas de natação para pessoas com deficiência. Para os participantes, o estágio contribuiu de maneira significativa em sua formação profissional e pessoal, principalmente no que se refere à prática de atividades físicas para pessoas com deficiência.

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