Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo central investigar as dificuldades encontradas durante a realização do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura em Educação Física e Letras-Português da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi analisada à organização do estágio curricular identificando os elementos que aproximam/distanciam a formação acadêmica da prática pedagógica propondo subsídios para reflexões críticas que favoreçam a articulação entre teoria e prática na formação dos futuros professores. O trabalho se justificou tendo em vista a importância do estágio curricular obrigatório nos cursos de licenciatura para a formação de professores visando melhor formação para a futura atuação nos campos educacionais. O percurso metodológico da pesquisa caracterizou-se por descritiva qualitativa, tendo como fundamentação teórica a produção do conhecimento sobre o Estágio Supervisionado no contexto da formação de professores (Bernadete Gatti, Dermeval Saviani e Newton Duarte) as legislações vigentes à prática legal do estágio curricular (CNE/CP 1/2002, CNE/CP 2/2002 e Lei nº 11.788/2008), os currículos (Nereide Saviani e Michael Apple) dos cursos de licenciatura em relação à organização do estágio e a sua articulação com as demais disciplinas. Em seguida, aplicou-se um questionário aos estudantes do 4ª ano, do período diurno e noturno das duas licenciaturas, com questões objetivas e dissertativas. Após a tabulação destes dados, foi realizada uma entrevista com o coordenador de estágio de ambos os cursos. As conclusões finais deste estudo apontam que, segundo as vozes dos estudantes e dos coordenadores de estágio, a realidade nas duas licenciaturas se aproxima por estarem inseridos na mesma conjuntura social, política e econômica. O maior desafio encontrado pelos estagiários é a aproximação das disciplinas estudadas durante o curso com a realidade escolar, indicando um distanciamento entre a universidade e a escola. Assim, faz-se necessário maior aproximação entre as duas realidades, compreendendo a responsabilidade com a formação do futuro professor.

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