Resumo

O estágio supervisionado é um importante espaço de articulação entre o conhecimento teórico, aproximação do campo de trabalho e a prática. No tocante ao lazer, torna-se importante no processo de formação um estágio específico na área de políticas públicas de lazer, uma vez que insere o discente em educação física a situações voltadas as problemáticas e facilitadores das políticas públicas de lazer, o conhecimento do campo de trabalho relacionado nessa área e situações reais de trabalho. Neste caso, esse estudo teve o objetivo de relatar o estágio supervisionado em políticas públicas de lazer realizado em diferentes espaços públicos da cidade de Salvador/BA. Trata-se de um relato de experiência. Inicialmente foi apresentado a proposta das intervenções que seriam realizadas no estágio, que tinha a intenção dos discentes em educação física selecionassem diferentes espaços públicos de lazer para realizar intervenções. No primeiro momento, foram sugeridos 8 espaços, a partir de critérios de inclusão: como localização e possibilidades de desenvolver diferentes vivências, foram elegidos 4 espaços, sendo eles: Praça Bahia Sol, Praça Dois de Julho, Parque da Cidade e Farol da Barra. Com um roteiro de observação semiestuturado, previamente elaborado pela docente do estágio, era realizado uma visita ao local com intuito de observar minuciosamente as condições e possibilidades de vivências que poderiam ser desenvolvidas. O roteiro continha questões relacionadas a manutenção, espaços e equipamentos disponíveis, perfil dos sujeitos frequentadores, práticas corporais desenvolvidas, presença de projetos voltados ao esporte e lazer. Após a observação, o grupo se reunia para desenvolver um planejamento de atividades que eram vivenciadas na semana seguinte. Na Praça Bahia Sol, a proposta foi treinamento funcional com os frequentadores do espaço. Na Praça Dois de Julho, a intenção foi orientar os usuários das Academias ao Ar Livre e diferentes práticas corporais para crianças. No Parque da Cidade, foram divididos em 3 estações: slackline, funcional kids e orientações para os praticantes de caminhada. Por fim, no Farol da Barra, vivências relacionadas ao frescobol e voleibol. Finalizando as vivências, os alunos envolvidos realizavam uma pequena avaliação com os participantes, no tocante as principais percepções do espaço de lazer, questões de melhorias quanto a manutenção e opções de lazer e, considerações relacionadas a intervenção proposta pelos alunos estagiários. Em ambos os espaços, os sujeitos participantes ressaltaram algumas necessidades de melhorias como iluminação, limpeza e segurança. Em relação as intervenções realizadas, os frequentadores expressaram desejo que tais intervenções fosse realizadas com mais frequência nesses espaços. Chama-se a atenção a necessidade de profissionais da educação física nos espaços públicos de lazer, para orientar melhor os sujeitos quanto às práticas corporais desenvolvidas. Além disso, percebe-se a importância da presença de um estágio supervisionado específico para as políticas públicas de lazer. Tal estágio possibilita a ampliação das intervenções que o futuro profissional pode realizar

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